Elmano diz que ataque dos EUA à Venezuela representa um ‘precendente extremamente perigoso’

Blog do  Amaury Alencar
0


elmano de freitas

Governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Foto: Carlos Gibaja - Casa Civil.


 O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), manifestou-se no último sábado (3) sobre o ataque militar dos Estados Unidos da América (EUA) contra a Venezuela, que levou à captura do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores. O ato foi classificado pelo chefe do Executivo estadual como algo grave e que “representa precedente extremamente perigoso”.

Em publicação nas redes sociais, ele apontou que ataques em nações soberanas violam as regras do direito internacional e contribuem para o surgimento de novas guerras. A manifestação ocorreu no mesmo dia em que o presidente do Brasil, Lula (PT), afirmou que a ofensiva militar é uma afronta gravíssima à soberania do país, que “ultrapassam uma linha inaceitável”.

O governador defendeu que a Organização das Nações Unidas (ONU) medie a situação. ”O diálogo e a paz devem prevalecer, sempre!”, escreveu Elmano.

O ataque

De acordo com informações preliminares divulgadas por Caracas, capital da Venezuela, alvos estratégicos foram atingidos, incluindo o Forte Tiuna, maior complexo militar do país, e a base aérea de La Carlota. O porto da capital venezuelana também teria sido bombardeado. Moradores de diferentes regiões de Caracas relataram explosões.

O governo norte-americano acusa Maduro de chefiar um “narcoestado” e de ter fraudado as eleições que o mantiveram no poder. O presidente venezuelano, que assumiu o cargo após a morte de Hugo Chávez, rebate as acusações e afirma que os Estados Unidos têm interesse nas reservas de petróleo do país. 

Destaca-se que a Venezuela possui 303 bilhões de barris de petróleo bruto, sendo a maior reserva do mundo, segundo a Energy Information Administration (EIA), órgão oficial de estatísticas energéticas dos Estados Unidos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)