
Quatro pessoas foram presas em flagrante por furto de energia elétrica nos municípios de Fortaleza, Assaré e Pacatuba, durante operações realizadas pela Secretaria da Segurança Pública, em parceria com a Enel Distribuição Ceará.
Duas prisões foram realizadas no bairro Centro, em Assaré, e uma no Centro de Fortaleza. Em Assaré, os detidos são o proprietário de cinco residências de grande porte e um espaço de festas, e o dono de um bar e uma residência. Já na capital, um homem foi preso por furto de energia em um estabelecimento de reciclagem. Em Pacatuba, no bairro Boa Esperança, outro homem foi preso por furto de energia em uma residência.
Durante as inspeções, técnicos da Enel identificaram ligações clandestinas e gambiarras nos locais, que foram removidas para restabelecer a segurança e o funcionamento adequado da rede elétrica. Os responsáveis foram conduzidos às delegacias locais, onde foram lavrados os Autos de Prisão em Flagrante (APFs).

Furto de energia é crime e coloca vidas em risco
Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, compromete a qualidade do fornecimento e coloca em risco a vida da população, podendo causar acidentes graves, inclusive com quem manipula a rede elétrica de forma irregular.
Prisões ao longo do ano
Entre janeiro e setembro deste ano, foram identificados mais de 24 mil casos de furto de energia, a partir de 109.983 fiscalizações técnicas. A Secretaria de Segurança Pública do Ceará, já foram realizou mais de 233 operações especiais, resultando em 143 prisões em flagrante.
Em 2024, foi identificado 38.307 casos de fraude na rede elétrica e foi realizado 155 mil inspeções técnicas, além de 135 operações especiais, que levaram à prisão em flagrante de 37 pessoas.