Ministério Público amplia ofensiva contra o crime organizado no Cariri

Blog do  Amaury Alencar
0

 


                                                                                          Foto: MPCE-Divulgação


O Ministério Público do Ceará reuniu representantes das polícias Militar e Civil que atuam no Cariri. O encontro, realizado em Juazeiro do Norte, marcou uma das primeiras agendas do novo procurador-geral de Justiça do Estado, Herbet Santos, natural do município, que tem o combate às organizações criminosas como prioridade da gestão. Na prática, a reunião sinaliza uma tentativa de maior integração entre o MP e as forças de segurança. 

O Grupo de Atuação Especial em Segurança Pública (Gaesp) deve atuar como elo estratégico, oferecendo apoio técnico e articulação operacional. “Nós vamos somar esforços para combater a criminalidade”, destacou o promotor de Justiça Renato Magalhães, coordenador do Gaesp. O coronel Clairton Alves, que comanda a Polícia Militar em Juazeiro, colocou a PM à disposição para “um trabalho conjunto e coeso” com os demais órgãos.

A aposta em cooperação ocorre em um momento sensível para o Cariri, onde disputas entre facções têm impactado índices de violência e a rotina da população. A criação de uma base do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) na região, defendida por Herbet Santos, é vista como um passo decisivo para ampliar o alcance das investigações e acelerar operações contra redes criminosas. 

Além da agenda de segurança, o procurador-geral também visitou a Casa da Mulher Cearense, reforçando ações de enfrentamento à violência doméstica. “O MP tem o dever de estar próximo das mulheres que enfrentam a violência, garantindo acolhimento, proteção e acesso à Justiça”, disse o procurador Herbet Santos.

Ele também acompanhou uma inspeção na Unidade Prisional do Cariri (Pirc), onde foram avaliadas condições estruturais e de atendimento aos internos. As agendas indicam que, apesar do foco no crime organizado, outras frentes seguem no radar da nova gestão.

                                                    Jornal do Cariri 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)