
Um dos partidos aliados do governo de Elmano de Freitas (PT) no Ceará, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) prioriza eleger o deputado federal Eunício Oliveira (MDB-CE) para um novo mandato de senador em 2026. A legenda ocupa atualmente a vice-governadoria do Estado com Jade Romero (MDB), mas, conforme lideranças, o objetivo principal do MDB no Ceará nas eleições do próximo ano é fazer Eunício retornar ao Senado, onde já esteve entre 2011 e 2019, inclusive sendo presidente do Senado de 2017 a 2019.
Com um grupo grande de aliados interessados em uma das duas vagas de Senado na chapa de Elmano, o entendimento é que nenhum partido da base estará em mais de uma das vagas majoritárias.
“Nosso desejo partidário é ver o nosso senador Eunício Oliveira de volta ao Senado”, afirmou nessa quarta-feira (8) o deputado estadual Danniel Oliveira (MDB) ao O Estado, após ser questionado sobre os planos do MDB para o próximo ano.
Conforme o deputado, sobrinho de Eunício, essa é uma definição já tomada pela Executiva Nacional do MDB. A afirmação também já foi feita pelo próprio Eunício em declarações recentes, apontando que o MDB Nacional decidiu focar na eleição para o Senado. Liderança histórica do partido e deputado federal atualmente licenciado, Eunício é também presidente estadual do MDB e estará no comando da sigla nas eleições de 2026. Ele já expressou publicamente o apoio à reeleição do governador Elmano e do presidente Lula.
Danniel Oliveira, apesar de defender e ver como “natural” o retorno de Eunício ao Senado, ressaltou que isso não significa necessariamente que o partido abre mão da vice de Elmano e que tudo ainda é “discutível”. “Nós estaremos em uma chapa majoritária, que compõe governo, vice e dois senadores. Nós já estamos nessa chapa majoritária e nós vamos permanecer em qual posição? É óbvio que isso vai depender da discussão e da montagem daqui para lá”, falou o deputado.
E seguiu: “Nosso projeto é único, é o Senado. O que eu estou dizendo é que naturalmente nenhum partido terá duas vagas na chapa majoritária. Então, nosso projeto é pelo nome do Eunício para o Senado. Mas isso não é intransigência. Na política, você tem que discutir, conversar e construir aquilo que é melhor para o estado”.
Danniel falou ainda sobre a vice-governadora Jade Romero, cujo nome passou a ser ventilado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. “A Jade, com o nosso abraço, com o nosso apoio, ela já lançou sua pré-candidatura à deputada federal. Isso aí já está desenhado e na rua. Então, sem nenhum tipo de problema, sem nenhum tipo de constrangimento, até porque é natural que, tendo o nome do senador Eunício, é natural que nós utilizemos esse nome para a disputa de 2026”.
JADE É COTADA PARA DEPUTADA FEDERAL
Jade já chegou a comentar recentemente sobre seu futuro nas eleições do ano que vem. Em uma coletiva de imprensa em julho, ela destacou o interesse pela função de vice-governadora, mas disse que é “uma pessoa de grupo” e que a possibilidade de concorrer a uma vaga de deputada federal também a anima.
Também disse ver como “natural” a pré-candidatura de Eunício Oliveira ao Senado. No entanto, adotando cautela, ela ressaltou que prefere deixar a discussão sobre as eleições de 2026 para o próximo ano.
OUTRAS METAS NAS ELEIÇÕES DE 2026
De acordo com Danniel Oliveira, o MDB Ceará quer em 2026, além de eleger Eunício como senador, também ampliar suas bancadas de deputado estadual e federal. A ideia é eleger, pelo menos, entre três e quatro representantes na Câmara Federal.