
Nesta quarta (8) a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que todos os seis casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados no Ceará foram descartados, incluindo o óbito em investigação.
Segundo a Sesa, as análises laboratoriais foram realizadas pela Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), em articulação com as equipes de Vigilância em Saúde estadual e municipal, além equipes de Vigilância em Saúde estadual e municipal e com as unidades hospitalares. Após a conclusão dos exames, todos os casos foram oficialmente descartados.
Ainda conforme o órgão, o primeiro caso havia sido notificado no sábado (4), em Quixeramobim. No domingo (5), outros três casos surgiram sendo dois em Caucaia e descartados ainda no mesmo dia, o terceiro foi em São Gonçalo do Amarante. Já na segunda-feira (6), ocorreram novas notificações em Quixeramobim e Aquiraz. O sexto caso foi registrado em Fortaleza na terça (7).
A Sesa também informou que segue acompanhando e “monitorando a vigilância em saúde no estado, em articulação ininterrupta com os órgãos competentes, reafirmando seu compromisso permanente com a proteção da saúde da população cearense”.
Confira o comunicado
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) ressalta que enviou nota técnica do Ministério da Saúde aos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde das superintendências, reforçando as recomendações oficiais sobre a importância da detecção precoce e tratamento. A pasta orienta os municípios a notificarem imediatamente todas as suspeitas relacionadas a esse tipo de intoxicação.
A Sesa segue acompanhando e monitorando a vigilância em saúde no estado, em articulação ininterrupta com os órgãos competentes, reafirmando seu compromisso permanente com a proteção da saúde da população cearense.