V Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns acontecerá por meio virtual

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Os campi de Boa Viagem, Crateús e Tauá do Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizam, no dia 8 de janeiro, em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o V Encontro dos Profetas da Chuva do Sertão dos Inhamuns. Desta vez, devido à pandemia de Covid-19, o evento acontecerá de forma on-line, com transmissão ao vivo pelo canal do IFCE Tauá no YouTube: http://youtube.com/ifcetaua.

Meses antes do início do inverno, agricultores do sertão cearense já começam a observar a natureza e perceber sinais de como será a próxima estação. Alguns monitoram o comportamento das formigas, outros ficam atentos à Estrela D'alva ou fazem experimentos com pedras de sal. Cada um utiliza as ferramentas e os conhecimentos que recebeu dos antepassados. Por essa sabedoria, ganham o título de profetas.

"Durante muito tempo não se tinha acesso a informações meteorológicas, então o homem se valia da natureza para avaliar como deveria ser o seu plantio", explica o professor e diretor-geral do IFCE de Boa Viagem, João Paulo Arcelino. Ele conta que essas observações se tornaram "um mapa primordial de sobrevivência" para esses agricultores e suas famílias.

O Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns teve início em 2015 e, de acordo com João Paulo, desde então vem fazendo história na região. "Nós entendíamos que o Sertão dos Inhamuns tinha uma riqueza tão grande quanto outras regiões que já promovem o encontro dos profetas. É a missão do IFCE trazer esse tipo de resgate da cultura da nossa região", destaca.

O evento terá início às 18h30. A programação inclui a apresentação de vídeos com os relatos de profetas de Boa Viagem, Crateús, Tauá e Quixeramobim. Alguns já são conhecidos pelo público das edições passadas, como Titico Baia, Totonho da Barra Nova e Valderez de Lima. Haverá também manifestações culturais de artistas convidados, como os poetas Jessier Quirino, da Paraíba, e Daniel Gonçalves, neto de Patativa do Assaré. Todo o evento contará com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Encontro dos Profetas da Chuva do Sertão dos Inhamuns

Data: 8 de janeiro de 2021

Horário: 18h30 às 21h

Transmissão: http://youtube.com/ifcetaua

Site: IFCE/Tauá

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)