Incêndio atinge área de mata nativa no Cumbuco e fogo já dura três dias

Blog do  Amaury Alencar
0

 






Fogo consome mata há três dias (Foto: WhatsApp)
Fogo consome mata há três dias (Foto: WhatsApp)



Desde a última quarta-feira, 31, focos de incêndio consomem uma área de mata nativa localizada no Cumbuco, Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com informação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), guarnições ainda atuam na região mas o fogo já foi controlado, sob suspeita de ter sido provocado por uma queima de lixo próxima ao local. 


Segundo o tenente-coronel Osvaldo, que está à frente da operação, as equipes foram chamadas por moradores há dois dias. Na primeira ação, foram utilizados seis mil litros de água para controlar o fogo e as chamas foram debeladas, mas devido à baixa umidade e aos ventos forte elas tiveram

Bombeiros precisaram retornar ao local mais duas vezes, utilizando ao todo 14 mil litros de água na operação. Até as 13h40min desta sexta-feira, 2, guarnições ainda seguiam no local para debelar os novos focos. O Tenente-coronel Osvaldo afirmou que a situação já está controlada e que não houve vítimas.

Em mensagem encaminhada ao O POVO, um denunciante informou que o incêndio está "enchendo os arredores de cinzas e as pessoas estão ficando doentes". Segundo o tenente-coronel, os bombeiros não identificaram moradores que precisassem de atendimento, mas destacou que pessoas podem ter ido por conta própria a hospitais, fato que o CBMCE não tem como ter controle. 

Em relação aos transtornos ambientais provocados pelo incêndio, Osvaldo pontua que muitos animais acabam fugindo da mata nativa quando ocorre uma queimada, indo para área urbana. "Em áreas próximas aquela região já encontramos porco espinho, cobra..", informou, destacando que a queima de lixo faz com que o vento leve o fogo até a área verde, o que torna atitude perigosa. 

   ( O  povo) 

Confira imagens do incêndio:

Clique na imagem para abrir a galeria

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)