Idosos: Governo prevê oferta de 2,5 milhões de testes rápidos

Blog do  Amaury Alencar


O governo anunciou nessa quinta-feira (30) que destinará cerca de R$ 4 bilhões para ações destinadas a idosos durante a epidemia do novo coronavírus. O valor inclui ações de saúde e assistência social. O montante deve ser distribuído até dezembro – o cronograma não foi divulgado. Entre as ações está a oferta de 2,5 milhões de testes rápidos para o novo coronavírus a idosos que apresentarem sintomas de síndrome gripal.

 




Em geral, esse tipo de teste usa uma pequena amostra de sangue para verificar a presença de anticorpos para a doença. O resultado sai entre 10 e 30 minutos. A intenção de ampliar a oferta de testes rápidos a idosos já havia sido apontada pelo Ministério da Saúde, mas os números da oferta ainda não haviam sido divulgados. Até então, esse tipo de teste era indicado apenas a profissionais de saúde e de segurança.

O governo, porém, não deu detalhes de como será essa oferta aos idosos. Especialistas apontam limitações nesse tipo de teste, caso do risco de resultado falso negativo. O resultado, assim, não exclui a possibilidade de infecção.

Atualmente, cerca de 30 milhões de brasileiros têm acima de 60 anos, de acordo com dados do IBGE. Além da oferta dos testes, o governo prevê ainda que parte do valor seja destinado ao pagamento de BPC (Benefício de Prestação Continuada) a 155 mil idosos que não se inscreveram no cadastro único dentro do prazo e R$ 146 milhões a estados e municípios. Outra parte dos recursos deve ser destinada à oferta de equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas, a profissionais que atuam em instituições de longa permanência, como são chamados hoje os antigos asilos. O governo anunciou a intenção de aumentar o número de visitas de equipes de Saúde da Família nestes locais para tentar rastrear possíveis casos da doença.