Novo coronavírus: Justiça determina lockdown em São Luís, no Maranhão

Blog do  Amaury Alencar



A Justiça do Maranhão decretou, na noite dessa quinta-feira (30), o “lockdown” (bloqueio total) para a capital do estado, São Luís, e para mais três municípios da região metropolitana, pelo prazo de dez dias, a partir de terça-feira (5). A decisão também vale para os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

 


Na terça-feira (28), a cidade de São Luís atingiu 100% de ocupação dos 112 das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) da rede estadual destinadas ao tratamento de covid-19. Nos 267 leitos de enfermaria, a ocupação é de 63,7%. A medida prevê a “suspensão expressa de todas as atividades não essenciais à manutenção da vida e da saúde”.

Serão limitadas as reuniões de pessoas em espaços públicos ou abertos ao público, assim como estará proibida a circulação de veículos particulares, “salvo para compra de alimentos ou medicamentos, para transporte de pessoas para atendimento de saúde ou desempenho de atividades de segurança, ou no itinerário de serviços considerados como essenciais”.
Também está proibida a entrada e saída de veículos da ilha, pelo período de dez dias, com exceção para caminhões, ambulâncias, veículos transportando pessoas para atendimento de saúde e atividades de segurança.

O “lockdown” também compreende a regulamentação do funcionamento dos serviços públicos e atividades essenciais, tais como bancos e lotéricas, “exclusivamente para pagamento de renda básica emergencial, salários e benefícios sociais, prescrevendo-se lotação máxima excepcional nesses ambientes e organização de filas”.