Assaré: Secretaria Municipal de Saúde realiza ação preventiva contra o COVID 19

Blog do  Amaury Alencar
No sentido de evitar aglomerações nas filas bancárias neste período em que as pessoas idosas recebem o pagamento das suas aposentadorias, a Secretaria Municipal de Saúde de Assaré, criou equipes que atuam nos locais de aglomerações. 
As equipes começam as suas atividades muito cedo junto as filas bancárias ou nos demais postos de pagamento, como farmácias e comércios varejistas onde funcionam correspondentes bancários.
O trabalho das equipes é controlar as filas e o fluxo para evitar as aglomerações, principalmente das pessoas idosas, onde se encontram os grupos de riscos. A preocupação inicial, é manter as pessoas longe uma das outras nas filas, no mínimo com um metro de distância.  Além da rede bancária, as equipes atuam junto aos mercantis da cidade, observando os mesmos cuidados, como ainda, controlar a entrada das pessoas nos estabelecimentos.
Os profissionais que estão à serviço desta ações da Secretaria Municipal de Saúde são: os agentes e outros profissionais da vigilância sanitária, fisioterapeutas, assistentes sociais, educadores físicos, (Academias de Saúde), fonoaudiólogo, nutricionistas, psicólogos e até os digitadores da Pasta estão atuando nesta ação.
A Secretária de Saúde Roberta Norões fala sobre  estas ações: “O nosso trabalho de prevenção contra o COVID-19, faz parte de uma ação espontânea da Secretaria para evitar a chegada e proliferação desta doença devastadora ao nosso Município.

 Todos os profissionais de saúde de Assaré estão trabalhando incansavelmente, recebendo o nosso apoio e o do prefeito Evanderto Almeida, que assim como todos nós, está muito preocupado”.  E acrescenta: “Quero agradecer as pessoas que estão seguindo as nossas orientações. Porque quem não segue as recomendações, está contribuindo para que a doença caia sobre si e transmita aos outros. Vamos obedecer ao isolamento social e as outras orientações. Qualquer dúvida é só procurar a Secretaria”, conclui a Secretária.
Sobre o trabalho de orientação na rede bancária e no comércio, o Assistente Social Eric Wallace, coordenador das equipes, esclarece que as resistências, quando ocorrem, são mais das pessoas jovens. “Os idosos são mais obedientes. Eles obedecem as orientações. Agora, infelizmente, alguns jovens não querem entender, o que nos parece estranho. Porque o jovem escuta mais as notícias, tem alguma formação e acessos as informações pelas redes sociais. É aquele pensamento de que as coisas ruins só acontecem com os outros. Mas, por conta disso, muitas coisas acontecem sem se esperar”, comenta Eric.


TV QUIXABEIRA DO ASSARÉ