Mesmo com Carnaval oficial cancelado, foliões lotam praça principal de Paracuru

Blog do  Amaury Alencar



Mesmo com carnaval oficial cancelado, foliões lotam praça principal de Paracuru
Mesmo com carnaval oficial cancelado, foliões lotam praça principal de Paracuru (Foto: Matheus Facundo)
Cancelado pela Prefeitura em razão dos motins de policiais e bombeiros militares, que estão paralisando suas atividades e protestando em todo o Ceará, o Carnaval 2020 de Paracuru, no Litoral Oeste, ocorre pelo desejo de foliões que lotam a praça principal. Com caixas de som e até blocos independentes, o tradicional mela-mela ocorreu nesta segunda-feira, 22.

Nos outros dias a folia também seguiu sem maiores intercorrências. Embora o fluxo de pessoas seja intenso, como apurado pelo O POVO, que esteve no município nesta segunda, comerciantes e brincantes do Carnaval afirmam que a lotação não se compara à de anos anteriores. O dono de uma lanchonete, localizada na praça do centro da cidade, afirmou que o número de foliões caiu muito. "Geralmente é bem mais lotado, né? Mas eu até prefiro desse jeito, com menos gente".

Vendedores ambulantes também admitem o esvaziamento. "Não deixam mais colocar paredão. Mas eu não cheguei a ver nenhuma violência, graças a Deus. Mas é assim, quem faz o Carnaval ê você", pondera Eduardo Sousa, 60. Ele veio de Fortaleza com a esposa e o filho e está tentando descolar um dinheiro extra vendendo bebidas e "espuminha" no Carnaval de Paracuru.

Bloco na rua

Sem atrações oficiais, o jeito foi colar junto a blocos independentes, como o Máscara Negra, grupo composto por pessoas da mesma família, de Fortaleza. Climério Augusto Carneiro Neto, 45 anos, um dos criadores do bloco, conta sobre a animação, entre uma batida no instrumento e outra.

"Ainda bem que tivemos a oportunidade de estar aqui. O público que autorizou e está gostando muito", disse Climério. Todo ano eles levam o bloco para alguma praia, sendo esta a terceira vez. Primeiro foi em Fortaleza, depois Aracati e agora Paracuru. Não desanimaram nem mesmo com o cancelamento do Carnaval oficial.


o povo