
O projeto “Brasilidades em Cordel” nasceu do desejo das irmãs poetisas Andréia Lucena e Leila Freitas de disseminar a cultura brasileira por meio da poesia popular. A proposta da obra é valorizar as tradições, os saberes e as expressões culturais do Brasil, utilizando o cordel com uma linguagem acessível, educativa e artística. Desde o lançamento do projeto durante a Bienal Internacional do Livro do Ceará, ano passado, foi apresentado o protótipo do primeiro livro, reunindo cordéis variados sobre a cultura brasileira, o material já pronto passou a circular sendo apresentado pelas autoras.
De acordo com as irmãs, o material foi desenvolvido com o objetivo de apresentar a proposta, a identidade e a promessa editorial do projeto. O livro tem apresentado bons resultados causando um bom impacto cultural mais do que esperado. “Mesmo antes de ser lançado, o livro passou a ser utilizado em escolas como material de apoio pedagógico, bem como na elaboração de questões de provas do ensino médio relacionadas à cultura brasileira. Os cordéis também vêm sendo utilizados como temática de oficinas literárias, ampliando o alcance educativo e cultural do projeto”, pontuou Leila.

Com a difusão, as ‘meninas’ até tiveram participação no Podcast Nordestino no qual apresentaram a poesia popular e a cultura brasileira com o apresentador Arthur Vilar. “Foi um momento de ampliar a visibilidade do projeto em meios de comunicação cultural”, afirmou Andréia Lucena.
O projeto foi acolhido pela Editora Imeph, que assumiu a publicação do primeiro livro oficial e inédito das autoras. A expectativa aponta para o lançamento da obra na Mostra Sesc Cariri de Culturas, previsto para agosto de 2026.
A obra já está sendo comercializada pela própria editora Imeph. Mais informações pelos perfis @leilafreitascordelista e @andreialucena, no Instagram.
Jornal a Praça