EEMTI César Cals celebra recorde de aprovações no Ensino Superior com visita do governador Elmano de Freitas

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Governador com estudantes na EEMTI César Cals

Unidade de ensino soma mais de 260 aprovações em instituições públicas e privadas até o momento

A Escola de Ensino Médio em Tempo Integral César Cals (EEMTI), em Fortaleza, é referência no ingresso de estudantes da rede pública estadual no Ensino Superior. A unidade iniciou o ano de 2026 celebrando 262 aprovações em instituições públicas e privadas. Nesta quinta-feira (5), o governador Elmano de Freitas visitou a escola, acompanhado da secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela.

Dos 374 alunos da 3ª série do Ensino Médio na César Cals em 2025, 192 estudantes foram aprovados até o momento, chegando a 262 aprovações em áreas como Medicina, Direito, Administração, Enfermagem, Ciências Contábeis, Arquitetura, Ciências da Computação, Engenharia Mecânica, Psicologia, Educação Física, Ciências Biológicas, Serviço Social, Fisioterapia, entre outros.

A unidade de ensino, que completou 50 anos no ano passado, tem sido recordista em aprovações desde 2017, somando mais de 2 mil alunos encaminhados ao Ensino Superior.

Estudantes comemoram aprovação

Emocionado, o governador Elmano de Freitas falou sobre a alegria de testemunhar os sonhos da juventude da escola pública sendo realizados. “A César Cals é referência e exemplo para nossa sociedade, demonstrando na prática a escola de excelência que estamos construindo”, disse.

Juntas desde a chegada ao mundo, as trigêmeas Beatriz, Letícia e Yasmin Oliveira, de 18 anos, também iniciam ao mesmo tempo a vida de universitárias. A família celebra seis aprovações.

Trigêmeas aprovadas no ensino superior

“Nós sempre estudamos juntas na mesma escola, às vezes em salas separadas. Agora vai cada uma para um lugar diferente. Vai ser uma experiência nova”, conta Beatriz, que escolheu Ciência da Computação no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Yasmin e Letícia vão para a Universidade Estadual do Ceará (Uece), cursando Ciências Biológicas e Serviço Social, respectivamente.

Para além dos números, o trabalho contínuo e integrado entre estudantes, famílias e comunidade escolar é um elo que fortalece projetos de vida e transforma a sociedade. É o que defende o coordenador das turmas da 3ª série, professor Geh Rubens.

“A escola pública é feita para o filho do trabalhador. Os profissionais que trabalham nela acreditam muito nisso. Os professores são todos engajados na causa da mudança social. A gente cria primeiro uma atmosfera para os alunos acreditarem em si mesmos, porque nós acreditamos neles. A escola deve estar preparada para a diversidade de sonhos”, afirma.

Governador discursando para alunos

Com o apoio da Seduc, a escola realiza ações estratégicas para engajar os estudantes. Destaque para o acompanhamento que ocorre ao longo dos três anos do Ensino Médio e para entender o perfil dos alunos, monitorando os avanços, não sendo considerado somente notas e resultados, mas também outros aspectos como maiores dificuldades, os anseios e as condições de vida.

Nesse sentido, a César Cals desenvolve aulas de reforço e aprofundamento, aulões aos sábados, simulados e laboratório de redação, que conta com 100 horas. 

Isso foi fundamental para Miguel Arcanjo Freitas, 18, ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Miguel, que é autista, foi um dos seis estudantes da César Cals aprovados em Medicina. “Eu sempre tive ajuda dos professores, principalmente em Redação, Matemática, participando de aulões, simulados e cursos no fim de semana”, ressalta.

Miguel Arcanjo, aprovado em Medicina

Na reta final, outra importante ação é o Enem: Chego Junto, Chego Bem, iniciativa do Governo do Estado que, desde 2012, traz confiança e preparo aos estudantes. Ao todo, são sete etapas, cobrindo desde a isenção de taxas para a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio, passando pela oferta de atividades pedagógicas, suporte didático, até a garantia da presença dos estudantes nos dois dias de prova.

“Também parabenizamos os professores e professoras, que merecem o nosso reconhecimento. Eles estão todo dia no chão da sala de aula contribuindo na construção do conhecimento”, reforçou a secretária Eliana Estrela.

Diretora da escola, Cristina Costa

De acordo com a diretora da unidade, Cristina Costa, a expectativa é que o número de aprovações cresça cada vez mais. “No próximo ano, vamos comemorar a vitória de mais estudantes. Trabalhamos para que 100% dos nossos estudantes entrem nas unidades”, projeta.

Karla Letícia, 17, já está focada nesse objetivo. A estudante da 3ª série está se preparando desde o 9º ano do Ensino Fundamental para o sonho de criança: cursar Medicina. “Na escola temos muito apoio dos colegas e dos professores. O meu irmão, que também era aluno de escola pública, hoje está no quarto ano de Medicina. Ele foi de escola pública a vida toda, então eu tenho esperança que eu também consiga, principalmente por conta do apoio da escola”, acredita.

Karla Letícia, estudante focada em Medicina

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)