
A Prefeitura de Tauá não realizará o Carnaval 2026. A medida foi anunciada na manhã de hoje (05/01), por meio de Nota Oficial.
Confira!
"Com foco no equilíbrio financeiro e no compromisso com a boa gestão dos recursos públicos, a Prefeitura de Tauá informa que não realizará o Carnaval em 2026.
A decisão, tomada com responsabilidade, visa priorizar o que é mais essencial para o povo tauaense: saúde, educação e serviços que impactam o dia a dia de todos. Realizar um evento de grande porte neste momento não seria compatível com a nossa meta de manter as contas em dia e os investimentos em áreas prioritárias.
Seguimos trabalhando com transparência e foco no interesse coletivo", é o que diz o comunicado.
Ano 2026 começa com incertezas nas receitas dos Estados e Municípios
Segundo o que foi apurado pelo Blog do Wilrismar, o Tribunal de Contas da União (TCU) tem abordado a questão da incerteza de receitas principalmente no âmbito das contas federais, alertando que a inclusão de estimativas sem base técnica ou com elevado grau de incerteza desrespeita os princípios da prudência e responsabilidade fiscal. Embora o foco principal das auditorias e alertas recentes do TCU seja o Orçamento Geral da União, as diretrizes e princípios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) aplicam-se a todos os entes federativos (estados e municípios).
O TCU enfatiza a necessidade de as previsões de receitas serem realistas e baseadas em metodologias consistentes, e não em expectativas otimistas ou sem fundamento técnico.
A inclusão de receitas incertas no orçamento, na visão do Tribunal, compromete a credibilidade fiscal e pode levar à frustração de arrecadação, o que exige correções via contingenciamento ou pode resultar em descumprimento de metas fiscais.
O Tribunal pode emitir alertas aos gestores (federais, estaduais e municipais, através dos TCEs/TCMs) e responsabilizá-los, inclusive com multas, caso fiquem comprovadas irregularidades ou má-fé na gestão dos recursos públicos.
Enquanto aguarda as decisões do Governo Federal, a Prefeitura de Tauá adotou várias medidas para o contigenciamento do orçamento, conforme o Decreto Municipal publicado no último dia 31 de janeiro.
Repórter Wilrismar Holanda