JUAZEIRO DO NORTE- Teleférico do Complexo Ambiental Caminhos do Horto consolida operação de alta tecnologia e amplia alcance do turismo em 2025

Blog do  Amaury Alencar
0




 O Teleférico do Complexo Ambiental Caminhos do Horto, equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará (Sema Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), consolidou-se em 2025 como uma das principais infraestruturas de mobilidade turística e ambiental do Cariri, operação de alta tecnologia, segurança e políticas voltadas à democratização do acesso.

Ao longo de 2025, o teleférico recebeu 304.266 visitantes, com maior fluxo durante os períodos de romaria religiosa, que tradicionalmente mobilizam milhares de fiéis e visitantes em Juazeiro do Norte. Entre os destaques do ano estão a Romaria de Nossa Senhora das Dores (18.021 visitantes), Romaria de Nossa Senhora das Candeias (17.044 visitantes), o aniversário de falecimento do Padre Cícero (14.424 visitantes), e o período de Finados (12.746 visitantes).

Como parte das estratégias de democratização do acesso, o Complexo Ambiental adotou a política de meia-entrada para todos os públicos nas últimas quartas-feiras do mês, entre agosto e dezembro. Uma das ações de destaque ocorreu no dia 24 de dezembro, quando o passeio no teleférico foi realizado mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, em parceria com o programa Ceará Sem Fome. Na data, o equipamento recebeu 3.297 visitantes e arrecadou mais de uma tonelada de alimentos, reforçando o caráter social e solidário da iniciativa.

“O ano de 2025 foi marcado por avanços importantes no CAC Horto, com crescimento contínuo no número de usuários e maior presença do teleférico na dinâmica do território. Esse fortalecimento também se refletiu na aproximação com a comunidade, por meio de ações formativas e de fruição, ampliando o diálogo entre natureza, cultura e o cotidiano da Colina do Horto, e reforçando o compromisso socioambiental do equipamento”, destacou o gestor executivo do equipamento, Ricardo Borges.

Além das ações promocionais, o Complexo Ambiental mantém políticas permanentes de acesso gratuito, oferecendo gratuidade para moradores dos bairros Horto e Salgadinho, mediante cadastro na Estação Monsenhor Murilo de Sá Barreto. Em 2025, foram contabilizados 702 cadastros ativos vinculados a essa política. O cadastro pode ser realizado de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, portando RG e comprovante de residência. As pessoas que optarem por cadastrar toda a família, podem apresentar a folha do CadÚnico.

O equipamento também ampliou sua atuação junto à educação pública. A partir de setembro de 2025, foi implementado um sistema de agendamento online para visitas de instituições públicas de ensino. Até o fim do ano, 54 instituições foram atendidas, totalizando 2.098 estudantes que realizaram o passeio de forma gratuita, integrando ações educativas voltadas ao meio ambiente, cultura e mobilidade urbana. O benefício contempla estudantes, professores e acompanhantes, mediante agendamento prévio com antecedência mínima de cinco dias, que pode ser realizado por meio do seguinte formulário eletrônico: https://forms.gle/uL9mycSq97uyXAMDA. As orientações sobre o ofício estão inseridas no formulário.

Com operação baseada em tecnologia de ponta, planejamento estratégico, eficiência operacional e integração entre turismo, educação e cultura, o Teleférico do Complexo Ambiental Caminhos do Horto reafirma seu papel como equipamento estruturante para o desenvolvimento sustentável de Juazeiro do Norte e da região do Cariri.


Complexo Ambiental Caminhos do Horto


O Complexo Ambiental Caminhos do Horto é um equipamento do Governo do Ceará, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). É formado por uma grande rede que envolve Educação Ambiental, Cultura e Turismo devocional como alicerces da preservação e desenvolvimento. Por meio do teleférico, aproveita-se o passeio para desfrutar das belezas da paisagem e da fé no Padre Cícero, uma oportunidade para visualizar o cenário em que se desenvolveu a história do "Padim". As ações em Cultura e Meio Ambiente são elos complementares que reforçam o turismo sustentável, o pertencimento, o patrimônio e o desenvolvimento social.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)