25º Encontro dos Profetas das Chuvas reúne tradição, fé e saber popular em Orós

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Foto: Fabrício Moreira

Nessa terça-feira, 6, o sítio Aroeiras, no município de Orós, foi palco do 25º Encontro dos Guardadores e Guardadoras de Sementes – os Profetas das Chuvas. O evento, realizado na Casa Manhã, reuniu representantes da sabedoria popular do Ceará e da Paraíba, reafirmando uma das mais singulares expressões culturais do Nordeste brasileiro.

Coordenado pelo poeta, compositor e cantor Zé Vicente, o encontro foi marcado por momentos de escuta, partilha, música, poesia e espiritualidade, sendo considerado pelos participantes um verdadeiro alimento para a alma e para o espírito. Neste ano, 12 profetas das chuvas deram seus depoimentos, apresentando suas leituras da natureza sobre a quadra invernosa, que, de modo geral, não se mostraram animadoras quando comparadas ao ano de 2025.

Presente ao evento, Helder Cortez, idealizador do Encontro dos Profetas das Chuvas no Nordeste há 30 anos, destacou a importância da preservação dessa tradição única no mundo. “Os profetas das chuvas são a voz ancestral do sertão. Essa cultura só existe no Nordeste e precisa ser respeitada e valorizada como patrimônio do nosso povo”, afirmou.

O encontro também contou com a presença do deputado estadual Simão Pedro, que acompanhou os debates e vivências, reconhecendo a relevância cultural, social e histórica da iniciativa.

Ao final, os participantes foram acolhidos com um almoço comunitário, reforçando os laços de fraternidade e mantendo viva uma tradição que atravessa gerações e segue como símbolo da identidade nordestina.

                                             Fabricio Moreira 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)