
Fachada da Universidade Federal do Cariri, campus Juazeiro do Norte. Foto: Reprodução
O orçamento discricionário da Universidade Federal do Cariri (UFCA) terá um corte de 7,28% no próximo ano. A redução decorre dos cortes contidos na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026, aprovada pelo Congresso Nacional, que retira R$ 488 milhões da verba total prevista para as 69 universidades federais do país.
De acordo com cálculos da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o orçamento originalmente pensado para todas essas unidades de ensino superior sofreu uma redução total de 7,05%.
Diante do cenário, a Reitoria da UFCA publicou uma nota na última segunda-feira (29), manifestando preocupação com a redução, já que os valores afetam as despesas básicas para o funcionamento da instituição, como os contratos de energia elétrica, água, segurança e limpeza, além de atingir verbas destinadas à assistência estudantil.
“A manutenção desse quadro pode afetar o funcionamento regular da Instituição, comprometendo a execução de suas atividades essenciais de ensino, pesquisa, extensão e cultura, bem como a permanência dos estudantes que dependem dos auxílios estudantis para a continuidade de sua formação”, diz trecho da nota.
No comunicado, a Reitoria destacou que o quadro orçamentário já era delicado e insuficiente diante das crescentes demandas, e solicitou a recomposição e a suplementação orçamentária para assegurar as atividades da instituição.
“A Reitoria permanece mobilizada e em constante diálogo com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o Ministério da Educação (MEC) e parlamentares, empenhando todos os esforços institucionais pela recomposição dos recursos”, finalizou.