Tauá, Quiterianopolis, Mombaça e 19 cidades tem alerta com maior perigo para chuvas intensas

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Todo o Estado do Ceará está coberto por um aviso de chuvas intensas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), publicado nesta segunda-feira (22) e válido até as 10h da próxima terça (23). Contudo, 22 cidades ficam sob "perigo", segundo maior grau de severidade do órgão. 

Nesses locais, a chuva pode ficar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 km/h a 100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No Ceará, podem ser atingidos municípios dos Sertões e da região Noroeste. 

Para essas localidades, o Inmet recomenda: 

- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).

Os outros 162 municípios ficam no aviso de "perigo potencial", identificado pela cor amarela, com chuva podendo variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Os ventos também podem ser intensos e chegar entre 40 km/h e 60 km/h.

Ação de fenômeno traz chuvas

O céu deve variar de nublado a parcialmente nublado em grande parte do Ceará, nesta segunda. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), à tarde, as precipitações mais expressivas devem se concentrar na porção noroeste do Estado, com intensidade variando de fraca a moderada. 

Para terça-feira (23), o órgão prevê redução da nebulosidade. Ainda assim, podem ocorrer chuvas isoladas, principalmente no sul e em algumas áreas da faixa litorânea durante a madrugada, e na porção noroeste durante a tarde. 

As chuvas nesses dias ocorrem em função de áreas de instabilidade associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), com centro localizado sobre o Estado da Bahia. A borda desse sistema favorece a formação de nebulosidade e a ocorrência de precipitações sobre o território cearense. 

Veja a lista de cidades em perigo:

  1. Aiuaba
  2. Ararendá
  3. Arneiroz
  4. Boa Viagem
  5. Catarina
  6. Crateús
  7. Croatá
  8. Guaraciaba do Norte
  9. Independência
  10. Ipaporanga
  11. Ipueiras
  12. Mombaça
  13. Monsenhor Tabosa
  14. Nova Russas
  15. Novo Oriente
  16. Parambu
  17. Pedra Branca
  18. Poranga
  19. Quiterianópolis
  20. Saboeiro
  21. Tamboril
  22. Tauá

Site: Diário do Nordeste


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)