Na manhã desta quinta-feira, 13, o município de Várzea Alegre registrou mais um incêndio de origem criminosa, desta vez na região do distrito de Sanharol, às margens da BR-230 — rodovia que liga o município à cidade de Farias Brito.
O fogo teve início por volta das 9h20min, e foi controlado às 14h49min, após uma ação integrada coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Assim que recebeu o chamado, a equipe da Brigada Florestal e a Defesa Civil do Município foi acionada e compareceu prontamente ao local para realizar o combate às chamas.
Durante a operação, a Secretaria de Meio Ambiente contou com o apoio dos Bombeiros Militares de Iguatu que chegaram para reforçar o combate às chamas.
Além dos Bombeiros Militares a secretaria teve a parceria dos agentes do Demutran que atuaram na segurança e na organização do tráfego de veículos. A medida foi necessária devido à gravidade da ocorrência, uma vez que o fogo atingia os dois lados da rodovia BR-230, colocando em risco motoristas e moradores da região.
O secretário de Meio Ambiente, José Marcílio, destacou o empenho das equipes e alertou sobre a gravidade desse tipo de ocorrência:
“Infelizmente, estamos enfrentando um período de aumento nos incêndios criminosos. Esses atos trazem sérias consequências para o meio ambiente, comprometendo a vegetação, a fauna e colocando vidas em risco. Agradecemos à Brigada Florestal, à Defesa Civil e ao DEMUTTRAN pela prontidão e comprometimento nesta ação. Reforçamos o pedido à população para que denuncie e nos ajude a combater esse tipo de crime”, afirmou.
A Secretaria de Meio Ambiente informou ainda que o caso será encaminhado às autoridades competentes para investigação e responsabilização dos autores.
Esse foi o segundo incêndio em menos de 24 horas registrado em Várzea Alegre. O primeiro foi controlado na noite da quarta-feira, no bairro Grossos.
A Prefeitura de Várzea Alegre reforça o apelo à população para que denuncie qualquer ato suspeito de queimadas ou incêndios criminosos. A colaboração dos cidadãos é fundamental para prevenir novas ocorrências e proteger o patrimônio natural do município.
foto divulgação
