
A professora Dra. Maria Flaviana Bezerra Morais Braga, pesquisadora da Universidade Regional do Cariri (URCA), foi mais uma vez reconhecida internacionalmente como uma das cientistas mais influentes do mundo — um feito notável em uma lista com mais de 9 milhões de nomes, elaborada pela renomada Universidade de Stanford, nos EUA.
Filha de Milagres (CE), Flaviana é a única mulher da URCA a conquistar essa distinção — e pela segunda vez. Ligada ao Programa de Química Biológica e ao de Diversidade de Recursos Naturais, ela destaca que essa conquista é coletiv
Com uma trajetória acadêmica sólida, Flaviana é graduada em Ciências Biológicas pela própria URCA, possui especializações e doutorado em Etnobiologia, e hoje forma novos cientistas em sua área, conduz pesquisas relevantes e impulsiona a ciência nordestina.
Além dela, os professores doutores, Henrique Douglas Melo da Costa, José Galberto Martins e Irwin Rose Alencar também foram incluídos na lista, reforçando o destaque do Departamento de Química Biológica da URCA no cenário internacional.
A avaliação, publicada pela editora científica Elsevier, utiliza dados da plataforma Scopus e considera fatores como número de publicações, citações e impacto dos trabalhos.