
Moradores da comunidade Tipis estão denunciando que pessoas que não residem na localidade estão usando o açude público da localidade de Tipis II para praticar a pesca usando arpão. De acordo com os representantes da Associação de Moradores da localidade, o reservatório que está cheio é usado para abastecer as famílias das duas comunidades de Tipis I e II.
Aparecida Honorato, vice-presidente da Associação Comunitária, informou que o reservatório passou pelo processo de peixamento, e foram colocadas várias espécies de peixes, entre as principais tilápia, curimatã, piau e traíra. Segundo Aparecida, numa única vez os invasores levaram cerca de três caixotes de peixe, pescados com o uso de arpão, um equipamento usado em pesca esportiva.
Ainda de acordo com os líderes comunitários, se não houver um basta na pesca clandestina, a comunidade vai recorrer aos meios legais, para evitar que o pescado que pertence à comunidade seja levado de forma aleatória. “Vamos denunciar nos órgãos competentes e vamos até as autoridades policiais, só não vamos permitir que esta ilegalidade continue”, afirmou outro membro da associação.
Os moradores suspeitam que os pescadores chegaram até a localidade levados por outros, provavelmente alguém da própria comunidade, com algum interesse escuso. Segundo os moradores, os presidentes das duas associações de moradores já levaram o assunto para as reuniões com os associados, todos se comprometeram em ajudar, mas a pesca clandestina continua acontecendo.
De acordo com as lideranças comunitárias, os próprios moradores estão se mobilizando para usar as redes sociais e denunciar quem são os invasores que estão praticando a pesca ilegal na localidade.
Jornal a Praça
