
O ato de filiação do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ao União Brasil está agendado para o próximo dia 5 de novembro. A data foi confirmada pelo partido, que é comandado no Ceará pelo ex-deputado federal Capitão Wagner.
O momento está previsto para ocorrer em Brasília, na sede nacional do União Brasil, em um evento restrito a convidados. A expectativa é que estejam presentes lideranças nacionais e locais do partido. O presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, e o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB) devem estar presentes.
RC chega ao seu novo partido como pré-candidato a governador, sendo um dos nomes da oposição no Ceará que se coloca para disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026.
Além disso, no União, o ex-prefeito vai assumir a presidência do diretório municipal do partido em Fortaleza, conforme anunciou Wagner no último dia 17. Roberto Cláudio vai substituir nesse posto a deputada federal Dayany Bittencourt (União), esposa do Capitão.
FILIAÇÃO OCORRE CINCO MESES APÓS ANÚNCIO
A filiação de RC ao União Brasil ocorre após ser diversas vezes adiada com a justificativa de dificuldades na conciliação com as agendas das lideranças políticas e autoridades interessadas em participar do ato para oficializar o ingresso do ex-prefeito no novo partido. Segundo Capitão Wagner, a opção de realizar o evento em Brasília facilita a participação das lideranças convidadas.
RC anunciou ainda no início de junho a filiação ao União Brasil, após deixar o PDT. A expectativa inicial era de que a filiação dele ao novo partido ocorresse dias depois desse anúncio, mas o momento foi sendo adiado várias vezes.
Ao mesmo tempo, o União Brasil acelerou as tratativas, a nível nacional, para confirmar a federação com o Partido Progressistas (PP). No Ceará, a federação União Progressista passou a ser alvo do grupo político que compõe a base do governador Elmano de Freitas (PT), de olho em fortalecer alianças para as eleições de 2026.
O assunto até hoje gera incertezas sobre como a União-PP vai se posicionar no estado, mas os oposicionistas do União garantem que a nova federação vai estar na oposição.
PRÉ-CANDIDATURA A GOVERNADOR
A filiação ao União Brasil marca um novo momento na trajetória de Roberto Cláudio. Apesar do favoritismo que Ciro Gomes adquiriu nos últimos meses entre os oposicionistas para disputa pelo Governo do Estado, o nome de RC segue mantido. A definição sobre quem vai encabeçar a possível chapa única que a oposição articula segue em aberto.
Durante o ato em que se filiou ao PSDB na semana passada, Ciro evitou cravar que será candidato no Ceará, apesar de ter dado sinais nesse sentido. Por outro lado, o ex-governador voltou a defender o nome de Roberto para esse posto, afirmando que o ex-prefeito “está pronto para ser o grande governador que o Estado do Ceará pode ter”.
Além disso, no discurso que fez durante o evento do PSDB, Roberto Cláudio manteve a postura de pré-candidato, com duras críticas ao governo do PT no Ceará.
Caso RC não seja o candidato da oposição ao Governo do Estado, ele poderá se lançar à Câmara dos Deputados ou mesmo a outro cargo majoritário na chapa.