
Faltando menos de uma semana para as eleições suplementares de Santa Quitéria, lideranças da política cearense reforçam o apoio a aliados de olho na disputa eleitoral de 2026. O município conta com pouco mais de 40 mil habitantes e deverá eleger, no próximo domingo (26), o novo prefeito. Estão na disputa o atual prefeito interino e presidente da Câmara de Vereadores, Joel Barroso (PSB), a ex-vice-prefeita Lígia Protásio (PT) e a ex-deputada estadual Cândida Figueiredo (União Brasil).
Joel Barroso contou com a presença do senador Cid Gomes (PSB) em seu ato de campanha durante o final de semana. Também participaram os deputados federais Júnior Mano (PSB) e Robério Monteiro (PDT); e os deputados estaduais Jeová Mota (PSB) e Almir Bié (PP). Joel assumiu a prefeitura de forma interina após seu pai, o prefeito Braguinha (PSB) ser cassado sob a acusação de ter se envolvido com o Comando Vermelho para obter benefícios nas eleições de 2024. Braguinha está em prisão domiciliar.
“Quero abraçar aqui esse jovem Joel que tomou o desafio nos últimos meses. Deu conta do desafio, fez o seu dever de casa, superou a crise e certamente, ao longo dos próximos anos, será o melhor prefeito da cidade de Santa Quitéria”, afirmou Cid, ao lado de seu candidato.
Lígia Protásio, por sua vez, trouxe o deputado federal José Guimarães (PT) ao seu palanque, nome mais forte do partido que declarou apoio à sua campanha. Além dele, compareceram os deputados estaduais Acrísio Sena (PT) e De Assis Diniz (PT) e o presidente estadual da sigla, Antônio Filho, mais conhecido como Conin.
“A campanha está virando e é isso que eu quero pedir a vocês. Elas duas são mulheres. E eles são poderosos. Vocês sabem do que que eu estou falando. Eles têm dezenas de milhares de esquemas para tentar comprar a consciência coletiva do povo de Santa Quitéria. E só podem ganhar essa eleição se tiver a força de vocês, homens e mulheres livres aqui e Santa Quitéria. Essa cidade está muito sofrida, muito judiada, muito maltratada. Gente, quanto uma coisa não está certa, não presta, você muda. E essas duas são a mudança que Santa Quitéria precisa”, afirmou Guimarães.
Apesar de representar o PT na disputa, Lígia não conta com o apoio declarado do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). O partido, inclusive, teria liberado os vereadores do município do dever de apoiar a candidatura da petista. Os três candidatos são do arco de aliança do governo e um deles tem o apoio de Cid, com o Palácio da Abolição prefere não dar motivos para rusgas.
Cândida Figueiredo teve a presença do deputado federal Moses Rodrigues (União) e do prefeito de Sobral (Oscar Rodrigues) no lançamento da sua campanha. Na última semana, o deputado federal Eunício Oliveira (MDB) também manifestou apoio à sua candidatura, em uma postagem no seu perfil no Instagram. Na foto, ao lado de Tomás Figueiredo, esposo de Cândida, o emedebista diz que está “unindo forças e somando energias para fortalecer o projeto da amiga Cândida Figueiredo”.
A candidata do União Brasil tem realizado rodas de conversa com a população na reta final da campanha.
Forças Armadas em Santa Quitéria
O presidente Lula (PT) autorizou, no último dia 15, a presença das Forças Armadas em Santa Quitéria para garantir a segurança na votação e apuração nas eleições do próximo domingo. O uso dos agentes observará os termos da requisição do Tribunal Superior Eleitoral, como consta no Diário Oficial da União.
Na semana passada, lideranças do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) se reuniram com representantes das forças de seguranças estaduais e federais para estabelecer estratégias de atuação no município.
Em 2024, a atuação do Comando Vermelho em Santa Quitéria foi marcada por ameaças a eleitores e até mesmo a agentes da Justiça Eleitoral. Os criminosos tentaram coagir a população e garantir a reeleição de Braguinha. O prefeito chegou a enviar um veículo de luxo de Fortaleza à Rocinha, no Rio de Janeiro, com R$ 1,5 milhão em espécie para garantir o apoio da facção criminosa, segundo investigação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
(Por Maurício Moreira)