
A política de Abaiara/CE vive momentos decisivos. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) julga nesta sexta-feira (26/09) o recurso que pode reverter a cassação do prefeito Ângelo Furtado (Professor Angin) e do vice Ricardo Leite (ambos do PT). Os dois tiveram os diplomas anulados em decisão de 1ª instância, no dia 13 de maio de 2025, por suposto benefício em caso de compra de votos durante as eleições de 2024.
A ação foi movida pelo PDT local, partido da coligação adversária. O episódio que deu origem à denúncia ocorreu em outubro de 2024, quando o ex-prefeito Chico Sampaio foi flagrado, supostamente, oferecendo dinheiro a eleitores em nome de seu sobrinho, o vereador João Neto Sampaio (MDB), que também foi condenado à inelegibilidade por oito anos. Durante a operação, a polícia encontrou R$ 5,7 mil escondidos em um veículo, além de santinhos e uma lista de eleitores.
Porém, nesta quarta-feira (24/09), o Procurador Regional Eleitoral, Samuel Miranda Arruda, emitiu parecer opinando apenas pela penalização do vereador João Neto, sem mencionar o prefeito ou seu vice. Para o MP Eleitoral, João praticou captação ilícita de votos, mas não ficou configurada a ligação direta dos demais envolvidos.
Apesar de não ser vinculativo, o parecer do Ministério Público é considerado relevante e pode influenciar a decisão dos desembargadores eleitorais do TRE-CE.
O julgamento pode mudar o rumo político de Abaiara e reacender os debates sobre responsabilidade em atos de campanha. A definição deverá acontecer nesta sexta-feira (26.09).