Assembleia Legislativa do Ceará lança jogo educativo para fortalecer Conselhos Tutelares e garantir direitos da infância

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) apresentou, na manhã desta segunda-feira (18/08), dois novos instrumentos para qualificar a atuação dos conselheiros tutelares em todo o Estado: o Vade Mecum do Conselho Tutelar e o jogo educativo Nas Trilhas do Direito. As iniciativas marcam mais uma etapa do programa que concede o Selo Alece Conselho Tutelar: Garantindo Direitos, reforçando o papel dos conselheiros como guardiões da infância e da adolescência.

Para um auditório lotado de profissionais que atuam na área, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou a adesão maciça dos profissionais, com 960 conselheiros de 177 municípios inscritos. “Queremos, com esse programa, fortalecer a prevenção e a proteção das nossas crianças e adolescentes. O conselheiro tutelar é um guardião, que atua em conjunto com a família e a escola, e merece ser qualificado continuamente para essa missão”, afirmou.

A primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, falou sobre a importância simbólica e prática dos novos instrumentos. “Estamos entregando um livro que reúne toda a legislação necessária para respaldar os conselheiros e um jogo que leva orientação às escolas de forma lúdica e participativa. Temos certeza de que cada conselheiro será presença acolhedora e protetora na vida das nossas crianças e adolescentes”, celebrou. A coordenadora técnica do programa, Erivânia Bernardino, classificou esta fase como o “coração do projeto”, por unir capacitação e prática. “Estamos convictos de que estão preparados para atuar junto às crianças e adolescentes, que são o centro dessa iniciativa”, afirmou.


Experiência
Uma das participantes é a conselheira Cleide Barros, de Poranga: “Tem sido uma oportunidade maravilhosa de aprendizado. Descobrimos novas formas de atuar, entendendo que o conselheiro não é apenas quem aconselha, mas alguém que precisa dialogar e compreender as complexidades dos tempos atuais. Os adolescentes de hoje buscam informação fora de casa, e precisamos estar preparados para essa realidade”, pontuou.

Os kits entregues aos conselhos incluem o Vade Mecum e o jogo Nas Trilhas do Direito, que propõe uma metodologia colaborativa. No formato de tabuleiro, o jogo estimula crianças e adolescentes a aprenderem sobre seus direitos por meio de músicas, reflexões e trechos de legislações sociais. A dinâmica só termina quando todos vencem, reforçando valores de convivência, cooperação e cidadania.

As atividades pedagógicas começam no próximo dia 21 de agosto, em duas escolas de cada município participante. Cada conselho deverá apresentar um relatório detalhado das ações, com registro da frequência dos alunos, fotos, percepções sobre o envolvimento dos estudantes e eventuais casos de violência identificados, incluindo os devidos encaminhamentos. A etapa final está prevista para novembro, quando os resultados serão avaliados e o Selo Alece será entregue em evento de premiação.
De caráter inédito, o Selo Alece Conselho Tutelar: Garantindo Direitos busca fortalecer a cultura dos direitos da infância e da adolescência no ambiente escolar, valorizar o papel do Conselho Tutelar como órgão de proteção, combater estigmas relacionados à função punitiva e fomentar metodologias inovadoras de educação em direitos humanos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)