
O Banco do Nordeste (BNB) passou a integrar o Sistema de Expectativas de Mercado do Banco Central do Brasil (BCB), tornando-se um dos participantes oficiais da elaboração do Boletim Focus, uma das principais publicações de monitoramento das expectativas macroeconômicas do país. Com isso, o BNB se junta ao grupo de 159 instituições que contribuem regularmente com projeções sobre inflação, PIB, taxa de juros, câmbio e outros indicadores fundamentais para a formulação da política monetária brasileira.
A contribuição do BNB será feita por meio de Rogério Sobreira, economista-chefe do Banco, em conjunto com a equipe do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene). “É um reconhecimento da excelência técnica da equipe do Banco do Nordeste e de sua capacidade analítica com foco regional e nacional”, afirma Sobreira. Segundo ele, o olhar específico para as dinâmicas econômicas do Nordeste traz uma valiosa perspectiva complementar à análise macroeconômica nacional.
O Boletim Focus é publicado semanalmente e consolida as projeções de instituições financeiras, consultorias, associações e centros de pesquisa sobre os principais indicadores da economia. As informações são usadas como subsídio essencial para decisões de política monetária, orientando as expectativas de agentes públicos e privados, desde o Banco Central até empresas e investidores.
Para Allisson Martins, gerente do Etene, a inclusão do BNB no sistema é fruto da relevância e da qualificação técnica alcançada pelo banco nos últimos anos. “Trata-se de um marco para a instituição e para o Etene, que passa a contribuir com um dos instrumentos mais importantes de acompanhamento da economia brasileira”, afirma. A seleção para compor o sistema considera critérios como porte institucional, reconhecimento técnico e influência no mercado.
A presença do BNB no Boletim Focus é ainda mais simbólica por se tratar de um banco estatal de perfil regional, voltado historicamente ao desenvolvimento econômico e social do Nordeste. “É raro ver bancos públicos nesse seleto grupo. Isso reforça a importância institucional que o Banco do Nordeste vem conquistando, fruto da gestão do presidente Paulo Câmara, que tem reposicionado o banco em nível nacional”, destaca Rogério Sobreira.