Bebê brasileira resgatada de rede internacional de tráfico humano retorna ao país após operação da PF

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Com apenas 1 ano e 4 meses, uma menina brasileira sobreviveu a um esquema internacional de tráfico de pessoas. Levada ilegalmente do Brasil para Portugal ainda nos primeiros dias de vida, ela foi resgatada e retornou ao país em março deste ano, após uma operação da Polícia Federal em parceria com autoridades portuguesas.

O caso ocorreu em novembro de 2023. Após ser retirada do país com documentos falsificados, a criança foi acolhida por uma família temporária em Portugal. De volta ao Brasil, passou a receber cuidados em uma instituição de acolhimento familiar.

A operação seguiu os parâmetros do Protocolo de Palermo, tratado internacional da ONU que orienta o combate ao tráfico humano. O principal suspeito, o português Márcio Rocha, foi preso ainda em 2023 em um hospital de Valinhos (SP), onde aguardava o nascimento de outra criança que também seria traficada.

Rocha é apontado como líder de uma rede criminosa que usava mulheres brasileiras como barriga de aluguel. Após o nascimento, ele registrava as crianças como pai, conseguia a guarda unilateral na Justiça e levava os bebês para o exterior. As mulheres envolvidas recebiam dinheiro e assinavam documentos abrindo mão das crianças.

O caso foi descoberto após uma denúncia à Promotoria de Justiça de Valinhos, e resultou na Operação Pérola, deflagrada pela PF de Campinas.

De acordo com dados do Disque 100, desde 2024 já foram registradas 423 vítimas brasileiras de tráfico de pessoas, incluindo casos nacionais e internacionais.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)