
O PSB do Ceará ainda não concluiu o processo interno para analisar os casos de prefeitos eleitos pelo partido que enfrentam problemas na Justiça Eleitoral por supostas ações criminosas nas eleições de 2024, após cerca de cinco meses da constituição da Comissão de Ética com esse objetivo. Em janeiro, a sigla socialista constituiu o órgão partidário para conduzir esse processo e elaborar um parecer sobre as denúncias envolvendo Bebeto Queiroz (Choró) e José Braga Barroso, o Braguinha (Santa Quitéria). Os dois foram eleitos em 2024, mas não puderam assumir os mandatos por decisões judiciais.
Bebeto é considerado foragido da Justiça. Ele é investigado por suspeita de participação em uma esquema de corrupção que teria usado recursos de emendas parlamentares para compra de votos e, assim, influenciar o resultado das eleições municipais. Além disso, também foi alvo de operação do Ministério Público do Ceará (MPCE) que apontou irregularidades em contratos para prestação de serviço de abastecimento de veículos na Prefeitura de Choró. Em abril, ele teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, mas a decisão ainda pode receber recurso.
Já em Santa Quitéria, Braguinha é suspeito de envolvimento com a facção criminosa Comando Vermelho (CV). Segundo as investigações, o crime organizado teria atuado a favor dele na campanha eleitoral. Braguinha chegou a ficar em prisão domiciliar por dois meses, mas foi liberado em março. Em maio, foi cassado por abuso de poder político e econômico nas eleições. Decisão ainda pode receber recursos.
O secretário-geral do PSB Ceará, Elias José, disse ao O Estado, que é preciso haver uma reunião da Executiva Estadual para novos encaminhamentos e disse ser provável que isso ocorra na próxima semana.
Ele informou que não foi possivel realizar a reunião antes por conta de outras atividades partidárias que estiveram no foco da legenda até então. “Antes não foi possível, em virtude do calendário dos congressos municipais (mais de cem) e do congresso estadual, bem como a organização da delegação cearense para o congresso nacional, ocorrido no fim de maio e início de junho”.
Elias é um dos integrantes da Comissão de Ética. Além dele, compõem o colegiado a terceira vice-presidente do PSB Ceará e secretária estadual dos Direitos Humanos, Socorro França, e o ex-deputado federal e primeiro-secretário do partido, Denis Bezerra.
Depois de ouvir os dois prefeitos eleitos, além de outros envolvidos em cada caso, a Comissão deve apresentar um parecer à Executiva Estadual, o que deve ocorrer justamente na próxima reunião do colegiado