Eleição no PT Ceará: candidatos fazem campanha de olho no comando do partido em 2026

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O Partido dos Trabalhadores (PT) segue em plena campanha para eleição interna em 6 de julho que vai decidir o comando da legenda pelos próximos quatro anos, o que inclui o processo eleitoral de 2026. No Ceará, os candidatos a presidente estadual do PT no Processo de Eleição Direta (PED) 2025 estão se movimentando por todo o estado, com direito a atos políticos e pedido de voto aos filiados.

Ao contrário do que alguns petistas pregavam, não houve “consenso” entre os Campos de Esquerda com os Campos Popular e Democrático para obter uma única chapa. Com isso, dois candidatos disputam a presidência do PT Ceará: o atual presidente Antônio Alves Filho, o Conin, que busca a reeleição, e a vereadora Adriana Almeida.

Conin deixou em maio a Secretaria Executiva Regional 1 (SER 1) da Prefeitura de Fortaleza para poder se dedicar à candidatura. Ele foi o nome de consenso entre os dois maiores grupos internos do PT cearense: o Campo Democrático e o Campo Popular.

O primeiro é liderado pelo deputado federal e líder do governo do presidente Lula na Câmara dos Deputados, José Guimarães. O segundo teve criação oficializada recentemente, em abril, e é fortemente ligado às principais lideranças petistas no Ceará como o ministro da Educação, Camilo Santana, o governador Elmano de Freitas e o prefeito Evandro Leitão. Participam dele parlamentares, secretários e outros membros ligados a essas lideranças.

Nessa quinta-feira (19), feriado de Corpus Christi, Conin realizou uma plenária em Acopiara, sua terra-natal, reunindo lideranças locais. Na terça-feira (17), ele esteve reunido com a bancada estadual do PT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e com o presidente da Casa, deputado estadual Romeu Aldigueri (PSB). No final de semana passado, a plenária em Quixadá em apoio à sua candidatura contou com a presença do governador Elmano, que fez elogios ao seu nome.

A candidatura de Conin é alinhada nacionalmente com Edinho Silva, candidato a presidente do PT Nacional. O ex-prefeito de Araraquara faz parte da corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB), que inclui o presidente Lula.

Quem também está em plena campanha é Adriana Almeida, que lidera a chapa apresentada pelo Campo de Esquerda. O grupo é liderado pela deputada federal Luizianne Lins. Nessa quinta-feira, Adriana esteve em um ato regional em Guaramiranga. No dia anterior, ela participou de ato semelhante em Sobral e tem mais atos previstos em outras regiões do estado.

No último dia 9 de junho, Luizianne liderou ato na sede do PT Ceará, em Fortaleza, em apoio à candidatura de Adriana e da vereadora Mari Lacerda, que concorre à presidência municipal do PT. O momento sinalizou que as candidatas não abririam mão das candidaturas em prol de um “consenso” entre os grupos internos do partido para que houvesse uma única chapa.

A candidatura de Adriana é vinculada à do deputado federal Rui Falcão, que concorre a presidente nacional do PT. Ele é considerado independente e defende o alinhamento do partido mais à esquerda e a reconexão com as bases populares.

PRESIDÊNCIA DO PT E ELEIÇÕES

A função de presidente do PT é estratégica, ainda mais no caso do Diretório Estadual, pois será essa pessoa quem vai comandar a legenda nas eleições de 2026, quando serão definidas as chapas para eleição de Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Senado Federal e Câmara dos Deputados, além de toda a articulação para eleição de presidente da República no Ceará.

Também é tarefa do presidente coordenar, junto às lideranças do PT e de partidos aliados, a articulação de alianças para a eleição, mantendo o diálogo para compor o arco de aliança.

ELEIÇÃO NO PT FORTALEZA

O PT também vai eleger novos diretórios municipais, que liderarão a sigla nas eleições municipais de 2028. No caso de Fortaleza, três nomes concorrem: a vereadora Mari Lacerda, pelo Campo da Esquerda; o ex-deputado Antônio Carlos, pelo Campo Popular; e o professor universitário Eudes Baima, pelo Diálogo e Ação Petista.

Assim como na eleição a nível estadual, em Fortaleza, os Campos Popular e Democrático fizeram um acordo e ambos apoiam Antônio Carlos para presidência do diretório da Capital. Ele é o candidato da situação, apoiado pelo atual presidente do PT Fortaleza, o deputado estadual Guilherme Sampaio.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)