
Trinta e sete agentes de segurança pública concluíram nesta quarta-feira (18) o Curso Básico de Operador de Drone, realizado na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE). A turma incluiu policiais civis, militares, bombeiros, agentes federais e guardas municipais de Fortaleza, Caucaia e Maranguape.
Os dados mostram expansão na formação: em todo o ano de 2024, foram 168 profissionais qualificados, enquanto apenas nos primeiros seis meses de 2025 já são 196 o número representa um aumento percentual de 16,6%. O curso integra esforços de capacitação anunciados pelo governo estadual na última semana.
Com carga de 52 horas, o treinamento abordou legislação, segurança de voo, fotografia aérea e incluiu visitas a órgãos como a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Entre os objetivos do curso estão a capacitação dos agentes para o uso não recreativo de drones, o aprimoramento de competências técnicas eficientes e seguras. Durante o encerramento, os alunos realizaram exercícios práticos com os equipamentos.
“É importante treinarmos a interoperabilidade com o uso do equipamento e da sua tecnologia. Acreditamos que essa capacitação, assim como as demais promovidas pela nossa Academia, possui grande relevância, pois reverbera em maior efetividade das ações operacionais, sejam elas realizadas por uma única instituição dentro da sua missão constitucional ou em operações integradas com o uso dessas tecnologias”, afirmou Leonardo Barreto, diretor da Aesp/CE. A formação segue normas de agências reguladoras e tem como objetivo o uso profissional dos drones em atividades de segurança.