Papa Leão XIV inicia pontificado com missa de entronização no Vaticano

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O Papa Leão XIV celebrou neste domingo (18) sua missa de entronização, marcando oficialmente o início de seu pontificado à frente da Igreja Católica. A cerimônia ocorreu na Basílica e Praça de São Pedro entre 10h e 12h no horário local (5h às 7h em Brasília), reunindo dezenas de milhares de fiéis e líderes mundiais.

O novo pontífice chegou à praça no papamóvel, sendo recebido por uma multidão que acompanhava o início de seu governo espiritual sobre os 1,4 bilhão de católicos. Em sua homilia, Leão XIV defendeu a união da Igreja e criticou o sistema econômico que “explora os recursos da terra e marginaliza os pobres.”

“Quero uma Igreja unida, que seja fermento para um mundo reconciliado. Ainda vemos demasiado dano e discórdia causadas pelo ódio por um paradigma humano que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres”, declarou durante a celebração.

O ritual incluiu a entrega dos símbolos papais: o Pálio (faixa de lã branca que representa o pastorado) e o Anel do Pescador (usado para selar documentos). Pela primeira vez, esses itens foram entregues diante do altar, atendendo a um pedido especial do novo papa, que também dispensou o tradicional trono papal.

Em momento emocionado, Leão XIV lembrou o período de “dias de tristeza” após a morte do Papa Francisco, quando a Igreja ficou sem seu líder máximo. Seu discurso reforçou a continuidade das linhas pastorais do pontificado anterior, com ênfase na unidade, cuidado ambiental e atenção aos mais vulneráveis.

Antes da missa, o pontífice visitou a tumba de São Pedro em gesto litúrgico, seguindo depois para a praça onde abençoou os fiéis com incenso e água benta. O novo papa também fez um apelo especial pela união com países onde o catolicismo não é majoritário, reflexo preocupação com a polarização em seu país natal, os Estados Unidos, e outras regiões do mundo.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)