
Nesta semana, com o objetivo de intensificar e fortalecer os atendimentos na atenção primária para as futuras mães, o Governo do Ceará começa a distribuir 909 kits de Saúde Pré-Natal para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Inicialmente, os kits serão entregues a 45 municípios da região do Cariri e a outros 20 do Litoral Leste. O investimento total destes equipamentos é de R$ 2 milhões.
Os kits contêm um tensiômetro e um estetoscópio — utilizados para medir a pressão arterial e os batimentos cardíacos da gestante —, e um detector fetal, que permite monitorar os batimentos do bebê ainda no útero.
Após a distribuição na região do Cariri, as entregas se estenderão para todos os municípios cearenses, seguindo um cronograma definido pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “Permitindo, assim, um trabalho mais forte dentro do Programa De Braços Abertos, que fortalece a atenção primária à saúde do Ceará”, destacou o governador Elmano de Freitas. “É mais cuidado, mais prevenção e menos mortalidade infantil”, afirmou Elmano.
Segundo a secretária da Sesa, Tânia Mara Coelho, um dos objetivos é a redução da mortalidade materna e infantil, um dos principais desafios de saúde pública no Brasil. “A proposta é garantir um pré-natal seguro e de qualidade, que é um compromisso do nosso governador Elmano de Freitas”, afirmou Tânia.