Comércio varejista avança 2,1% e sinaliza retomada do consumo

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Em fevereiro de 2025, o comércio varejista do Ceará apresentou desempenho que o consolida como um dos motores da retomada do consumo no Brasil. Segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (9/04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas no estado cresceu 2,1% em relação a janeiro, variação superior à média nacional (0,5%).
Na comparação com fevereiro de 2024, o avanço foi ainda mais robusto (5,4%). No acumulado do ano, o crescimento chega a 4,4%, enquanto no acumulado dos últimos 12 meses o avanço é de 6,5%, evidenciando um ciclo contínuo de expansão que resiste à instabilidade macroeconômica nacional.

Setorialmente, sete dos oito segmentos analisados ficaram no terreno positivo, com destaque para o setor de Livros, jornais, revistas e papelaria, que registrou alta de 94,8% na comparação anual, sinal de reconfiguração nos hábitos de consumo cultural. Também tiveram desempenhos expressivos os setores de Tecidos, vestuário e calçados (18,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (16,0%), Equipamentos e materiais de escritório e informática (15,9%), Combustíveis e lubrificantes (15,3%), Artigos farmacêuticos e de perfumaria (14,7%) e Móveis e eletrodomésticos (8,1%). Em sentido contrário, o setor de Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo recuou 2,0%, refletindo possivelmente o impacto da inflação persistente sobre a cesta básica.

Para Paulo Henrique Arruda, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), o desempenho do comércio varejista do Ceará é um indicativo claro da força da economia regional na retomada do consumo no país. “O crescimento de 2,1% nas vendas destaca o estado como um dos protagonistas na recuperação do setor, superando com folga a média nacional de 0,5%. Esse avanço reflete não apenas uma reação positiva do consumidor, mas também a capacidade de adaptação do varejo cearense frente aos novos padrões de consumo e às demandas do mercado. É um sinal de otimismo para os próximos meses, especialmente se forem mantidas políticas públicas de estímulo à renda, ao crédito e ao fortalecimento das economias locais. O Ceará, mais uma vez, mostra que tem potencial para liderar o crescimento econômico com base em inovação, empreendedorismo e capacidade de superação”.

Varejo ampliado
Já o comércio varejista ampliado, que inclui Veículos e motos, peças e partes, Materiais de construção e o Atacado especializado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, também cresceu (1,8%) em fevereiro, com alta acumulada de 6,8% no ano e 6,7% nos últimos 12 meses. Na comparação com fevereiro de 2024, o avanço foi ainda mais marcante, com crescimento de 8,9%, puxado pela recuperação da construção civil, que impulsionou as vendas de materiais de construção em 26,7%, e pela boa performance do atacado especializado (12,6%).

O desempenho do Ceará, acima da média nacional em todos os indicadores, reforça a percepção de que o estado se consolida como um importante polo de consumo e comércio no Nordeste, com potencial de irradiar crescimento para outras regiões.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)