PSDB perde Governadora de Pernambuco e fica mais magro a caminho de 2026; Raquel Lyra se filia ao PSD

Blog do  Amaury Alencar
0




 A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deixa, nesta segunda-feira (10), o PSDB e se filia ao PSD como caminho para se aproximar do presidente Lula e atrair apoio à reeleição em 2026. A legenda dirigida pelo ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, se fortalece ainda mais e trabalha para emplacar o nome do vice na chapa do petista.


Com a saída de Raquel, o PSDB fica com apenas dois governadores – Eduardo Leite (RS) e Eduardo Riedel (MS). Mais magro e sem nomes para ampliar a bancada federal que o garanta sobreviver à clausula de barreira nas eleições do próximo ano, o PSDB tenta se unir ao Podemos e ao Solidariedade.

Segundo Raquel Lyra, o PSDB foi ficando pequeno e, ao longo dos anos, precisava de apresentar um projeto para o futuro. A pernambucana não sentiu sinais de surgimento desse projeto e optou pelo desembarque.

“O que o PSDB precisa fazer é se reencontrar com a sua história e seus valores. A gente precisa ter partidos e instituições fortes que possam enfrentar o jogo democrático”, expôs Raquel, ao dizer, ainda, que “O PSDB não foi oposição ao governo Bolsonaro e se colocou, há cerca de um ano, como ‘farol da oposição’ ao governo do presidente Lula, sem ter um projeto que pudesse apontar para o que queremos adiante”.


O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, lamentou a saída da Governadora de Pernambuco, disse que ela (Raquel) sempre contou “com nosso apoio e com os fundos partidários e eleitorais” e afirmou que o partido tem a convicção de que precisa “construir uma forte alternativa eleitoral aos extremos”.

Segundo Perillo, o PSDB foi e continuará sendo oposição aos extremos: “Somos e continuaremos a ser oposição ao governo lulo-petista sem nunca nos furtar a apontar também os erros do outro extremo. O Brasil precisa de união, não precisa de adesismo’’, disse Marconi Perillo, sem esconder o descontentamento com o gesto de Raquel Lyra.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)