
Realizado pelo Sistema Fecomércio, por meio do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o Ceará Está na Moda (CEM) acontece de 23 a 25 de abril no Centro de Eventos. O evento vai reunir mais de 100 expositores locais, mostrando a diversidade e a qualidade da moda feita no Estado, promovendo ainda uma rodada de negócios. O Sistema Fecomércio agrega uma diversificada programação do Sesc e do Senac, que vai desde desfiles, fashion lab, oficinas e palestras com grandes nomes da moda, e uma exposição sobre os Museus Orgânicos.
"O Ceará Está na Moda é um projeto que nasceu da vontade da Câmara Setorial do Comércio da Moda, juntamente com o Sistema Fecomércio, de fortalecerem o mercado cearense em nível nacional”, contextualiza o presidente da Câmara e do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), Afonso Júnior. “Nós queremos mostrar para o Brasil e para o mundo o potencial do nosso Estado, que é o segundo do Nordeste em número de empresas do ramo da moda em atividade e que tem uma tradição de mais de um século nesse setor", afirma.
O Senac traz profissionais que são referência no mercado da moda nacional e até internacional para as palestras do CEM. O objetivo é compartilhar conhecimentos, experiências e informações atuais sobre temas relevantes para o setor.
Entre os convidados estão o estilista Alexandre Herchcovitch e o escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade, André Carvalhal; além de empresários, empreendedores e gestores, como Caito Maia (Chilli Beans), Gustavo Venâncio (Instituto C&A), Eduardo Cristian (MBA Fashion Day), Carol Fernandes (Lab de Tendências Casa Firjan), Alzira Vasconcelos (Escola O Novo Varejo da Moda) e Renato Thomaz (Água de Coco). As inscrições são gratuitas, presenciais e por ordem de chegada.
Todo o potencial criativo e o talento dos estilistas cearenses sobem à passarela do Ceará Está na Moda com desfiles dos três vencedores do concurso Jovens Criadores Senac – Sarah Veloso, Sanderson Amaral e Renê Carvalho; e duas collabs com os estilistas Ivanildo Nunes e Marina Bitu, sendo que ela apresenta a mesma coleção que vai para a São Paulo Fashion Week.
O renomado estilista Ivanildo Nunes ainda desfila a coleção Resort e participa do Fashion Lab Senac, onde é desafiado a desenvolver uma peça durante o período do evento. O público poderá acompanhar o processo ao vivo e a peça vai ser exposta no estande do Sistema Fecomércio.
O mercado editorial especializado no setor também ganha movimento com dois lançamentos da Editora Senac - Graduação do Vestuário, de Heide Gomes Casagrande; e Antônio Rabelo: Joalheiro do Sertão Central, de Eduardo Motta. Esse último, com direito à roda de conversa reunindo o joalheiro e o autor do livro.
Mais informações: https://cearaestanamoda.com.br/