Com o objetivo de retomar o comando da prefeitura de Nova Olinda, , aliados políticos apostam no retorno da dupla Afonso Sampaio e Elísio Galdino (Cabeludo), como pré candidatos a prefeito e Vice Prefeito Respectivamente, para a disputa eleitoral de 2024 pelo grupo de oposição. Afonso Sampaio, foi eleito prefeito por três vezes em 2004, 2008 e 2016, e Cabeludo, foi eleito para o cargo de vice-prefeito em 2008 e 2012, no município.
No ano de 2016, após a trágica morte do então prefeito Ronaldo Sampaio, o Cabeludo assumiu o cargo de prefeito (agosto-dezembro). Afonso Sampaio não concluiu o terceiro mandato. Sua terceira gestão foi marcada por uma profunda crise política e administrativa, culminando na cassação de seu mandato pela câmara municipal em maio de 2019. A decisão foi confirmada por todas as instâncias do poder judiciário, resultando também na decretação de sua inelegibilidade.
Diante desse cenário, aliados políticos de Afonso Sampaio e Cabeludo planejam lançar a candidatura da dupla, com Afonso na cabeça da chapa. Circulam nas redes sociais de oposicionistas cartazes com o mote "eles estão chegando" fazendo alusão ao retorno da dupla a cena política, entanto, eles estão cientes de que o ex-prefeito enfrentará diversos obstáculos jurídicos ao solicitar o registro de sua virtual candidatura, devido à sua potencial inelegibilidade.
A estratégia dos aliados é que, caso Afonso Sampaio seja impedido de concorrer, Cabeludo assuma a condição de candidato a prefeito na reta final da campanha, quando todas as possibilidades de recursos na justiça já tenham se esgotado. Essa estratégia visa garantir a continuidade da candidatura dos ex-prefeitos contando com a força política da dupla.
Os aliados destacam a experiência e o conhecimento de Afonso e Cabeludo na gestão pública, bem como a capacidade de articulação política dos ex-prefeitos, como fatores determinantes para o sucesso da possível candidatura dos dois como os representantes da oposição no município de Nova Olinda. Eles acreditam que a dupla tem potencial para reconquistar a confiança da população de Nova Olinda.
A popularidade da dupla, no entanto, é confrontada com os escândalos de corrupção denunciados pelo ministério público do estado do Ceará como o esquema da "gasolina podre" e do demutram que marcaram a interrupção do terceiro mandato de Afonso Sampaio e o trágico mandato tampão exercido por Cabeludo no pós luto da morte de Ronaldo Sampio.
A viabilidade da candidatura de Afonso Sampaio dependerá do desfecho dos processos judiciais e da análise da Justiça Eleitoral sobre sua inelegibilidade. Antes disso, a dupla terá de convencer setores da oposição que ainda torcem a cabeça para apoiar o desejo dos afonsistas do relançamento da dupla Afonso e Cabeludo.
Resta aguardar os desdobramentos políticos e jurídicos nos próximos meses para saber se a dupla Afonso e Cabeludo conseguirá retornar à disputa pela prefeitura de Nova Olinda no ano que vem.
Crajubar News
