O NÚCLEO DE APOIO AO ADOLESCENTE do Município de Pacujá, Zona Norte do Ceará, se reunirá mais uma vez amanhã, dia 22 de Novembro do ano em curso, cumprindo as metas do PLANO DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ DE ADOLESCENTES trabalhado por ocasião do 1º Fórum Comunitário do UNICEF no município.
O grupo vem cumprindo as metas emanadas do aludido Plano, especialmente no que tange a "promoção e mitigação dos impactos das mudanças climáticas", com ações exitosas que são referências no trabalho ambiental no município.
Amanhã, a partir das 8h e 30min, os adolescentes do NUCA estarão reunidos para trabalharem as ações em prol da RECUPERAÇÃO DA NASCENTE na Comunidade de São Tomé, além de emitirem um documento cobrando a Prefeitura Municipal um Plano de Arborização Urbana na cidade de Pacujá que está ficando DESERTA em decorrências das constantes derrubadas do "nim indiano" que está danificando calçadas e estruturas das residência, uma arborização errônea que está dando dor de cabeça nos residentes.
O ideal seria uma arborização urbana com Árvores Nativas da Caatinga de médio porte e arbustos uma vez que o solo em Pacujá, é como se a mesma estivesse montada em cima de um platô de pedras de solo raso.
O que chamou a atenção do NUCA e da Articulação do Selo UNICEF - Edição 2021 - 2024 é a total falta de árvores em algumas ruas da cidade, o que vem preocupando os que têm responsabilidade ambiental.
O clima é quente e para piorar a situação, a malha asfáltica na cidade, está contribuindo para elevação da temperatura, uma obra desnecessária do ponto de vista ambiental, o ideal seria, que ruas menos movimentadas continuassem com o paralelepípido.
Dessa forma, o NUCA e a Articulação do Selo UNICEF, vão dando a sua contribuição para o Meio Ambiente, trabalhando com esmero em prol da sustentabilidade do Bioma Caatinga e consolidando a EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FATOR DE INTEGRAÇÃO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO, o que é fato, que deve ser comemorado pelos resultados alcançados nesse município.
As Escolas da Rede Municipal de Ensino, a Paróquia de São João Batista, a Associação Comunitária do Zipú, Bananeiras e São Tomé, os integrantes dos Projetos Jovens Ambientalistas e Caatingueiros de São Tomé e Zipú, arregaçaram as mangas, caíram em campo cujos resultados são positivos, graças a UNIÃO DE UM POVO.