Política estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas é aprovada no Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Política estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas é aprovada no Ceará

Foto: Arquivo Cesau

A Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Pesmad), voltada ao fortalecimento do acesso integral aos cuidados psicossociais, foi aprovada no último dia 25 de fevereiro pelo Conselho Estadual da Saúde (Cesau/CE). Através da implantação de novas medidas, assistência a pessoas com transtornos mentais e usuários de substâncias psicoativas, a política deverá ser regionalizada em todo o território do Ceará.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), a iniciativa reúne esforços juntamente com a Secretaria Executiva de Políticas em Saúde (Sepos), a Coordenadoria de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Copom) e do grupo condutor do trabalho.

Ainda de acordo com a Sesa, os encaminhamentos consideram os direitos humanos, visam à promoção, à prevenção, ao tratamento e obedecem às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A orientadora da Célula da Rede de Atenção Psicossocial, Renata Pinheiro, a Pesmad, afirma que “a partir de um diagnóstico situacional realizado ao longo dos últimos anos, identificamos e validamos as principais fragilidades de todas as regiões de Saúde do Ceará no âmbito psicossocial. Nosso objetivo é solucionar problemas”, conclui.

Os eixos da política incluem governança, qualificação, capacitação de recursos humanos, organização dos serviços, estratégias para aquisição e distribuição de medicamentos essenciais, além do aprimoramento dos sistemas de informação, financiamento, pesquisa e monitoramento.

Além dos eixos apresentados, a Sesa indica melhorias estimadas que incluem o fortalecimento de uma rede substitutiva aos hospitais psiquiátricos com investimentos na formação e na qualificação de profissionais para acolher devidamente a demanda.


                     ( Miséria) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)