Hospital Regional do Cariri celebra conclusão de turmas de Residência Médica; especialistas são formados durante a pandemia

Blog do  Amaury Alencar
0

 

O fim do ciclo foi marcado por uma solenidade restrita à direção, a preceptores e aos familiares dos concludentes e pelo descerramento das placas

Doze médicos encerraram suas residências, na última semana, no Hospital Regional do Cariri (HRC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). O fim do ciclo foi marcado por uma solenidade restrita à direção, a preceptores e aos familiares dos concludentes e pelo descerramento das placas.

Os programas de residência fazem parte do escopo das atividades desenvolvidas pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) e, no HRC, são acompanhados pelo Centro de Estudos. A coordenadora da área, Anna Philomena de Alencar Brito, ressalta “a sensação de dever cumprido ao entregarmos à sociedade mais uma turma de médicos especialistas, com uma formação de excelência“.

Durante a formação, os profissionais não esperavam que, durante a residência, enfrentariam uma das maiores crises sanitárias. Nos discursos, os ex-residentes destacaram o combate à pandemia de covid-19 e como este momento foi um marco para a carreira.

O médico Antônio Marlos Duarte Melo, um dos formandos, afirmou que “a Residência Médica, no sentido mais amplo da palavra, é para a gente se aperfeiçoar, em técnicas, em procedimentos invasivos e outros procedimentos, e realizá-los sempre com o objetivo de nos tornarmos cada vez melhor”

Quase cem profissionais formados

Desde 2015, o HRC já formou 97 especialistas em Clínica Médica, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Cirurgia. De acordo com preceptor Haroldo Lucena, os novos profissionais qualificam o atendimento em toda a região. “Há dez anos, quem imaginaria que, no Cariri, teríamos um centro de excelência em formação de médicos especialistas com alto grau de qualificação? Era inimaginável. Esse hospital foi fundamental e a gente tem uma gratidão imensa a ele”.


Desde 2015, quase cem residentes concluíram especializações em Clínica Médica, Radiologia e Diagnóstico por Imagem e Cirurgia

A diretora-geral do HRC, Demostenia Coelho Rodrigues, avalia o momento como de muita alegria e muito orgulho. “A gente espera que esses profissionais tenham aproveitado todos os recursos, todas as orientações dispensadas pelos preceptores e pelos supervisores, porque, assim, estamos impulsionando a saúde da nossa região”.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)