UFCA aprova obrigatoriedade do passaporte vacinal e define data para retorno presencial das aulas

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Publicidade

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni/UFCA) aprovou, por unanimidade, em reunião extraordinária realizada nesta quinta-feira, 13 de janeiro de 2022, a exigência de passaporte vacinal para execução de atividades acadêmicas na instituição, a partir do próximo período letivo, o 2021.2. As aulas na UFCA – desde março de 2020 ministradas remotamente, em razão da pandemia de covid-19 – devem recomeçar no próximo dia 7 de março de 2022.

Apesar da aprovação da exigência do passaporte, a operacionalização da medida (procedimentos de controle e demais desdobramentos) será definida por meio de uma resolução (link para uma nova página), a ser redigida posteriormente. Para a redação do instrumento, o Consuni/UFCA também aprovou a formação de um Grupo Técnico de Trabalho (GTT) específico para a questão, a ser nomeado pela Reitoria.

Participaram da reunião, além dos conselheiros e da presidente em exercício do Consuni/UFCA, a vice-reitora e reitora em exercício Laura Hévila, integrantes da comunidade acadêmica (notificada, por e-mail, da reunião), representantes do Diretório Central dos Estudantes da Universidade (DCE/UFCA) e de Centros Acadêmicos de diferentes cursos – além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (Sintufce). O Sintufce compareceu, à convite da Reitoria, para participar dessa discussão e, ainda, do debate sobre o formato das atividades administrativas (link para uma nova página), no âmbito da Universidade. Também estiveram presentes integrantes do Comitê Interno de Enfrentamento à Covid-19 (Cieco-19/UFCA) – instância universitária responsável por orientar a comunidade acadêmica em assuntos relacionados à pandemia.

Durante a tarde desta quinta, o debate sobre o passaporte vacinal tangenciou várias dimensões. Foi levantada, por exemplo, a necessidade de propagar o fato científico de que a vacinação é a principal medida de contenção e prevenção da pandemia de covid-19, devendo ser a Universidade, pela natureza das suas atividades, protagonista na defesa da daquela que produz vacinas: a Ciência. “Uma instituição que faz Ciência não pode compactuar que a vacina não seja uma obrigação de todos”, disse o reitor da UFCA, Ricardo Ness. Durante a reunião, o representante discente do Consuni/UFCA, Levi Rabelo, leu um nota assinada pelo DCE/UFCA e pelos CAs na Universidade (link para uma nova página), destacando que “exigir o cumprimento vacinal é um ato não só de segurança sanitária, mas também de reafirmação da universidade pública enquanto espaço de defesa da vida e da ciência”.

O presidente do Cieco-19/UFCA, professor Iri Sandro Pampolha, por sua vez, citou a necessidade de incentivar a vacinação na sociedade e, particularmente, na comunidade acadêmica – sendo a exigência do passaporte uma ferramenta para isso.

Fonte: https://ufca.edu.br

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)