Próximo dia 5 de Setembro, estarão chegando a cidade de Pacujá, Zona Norte do Ceará, uma luzida equipe de oito (8) mestres, professores, mestrandos e pesquisadores da UFC-Universidade Federal do Ceará e da EUCE-Universidade Estadual do Ceará, tendo a frente o Dr. Profº. CESAR ULISES VIEIRA VERÍSSIMO, que trabalharão a COLEÇÃO DO MUSEU especialmente o ARCERVO ARQUEOLÓGICO na cidade de Pacujá e também, se deslocarão para a SERRINHA, objeto de estudos para sua transformação em UNIDADE DE CONSERVAÇÃO AMBIENTAL ESTADUAL, com estudos já bem avançados por parte da Comissão Pró Unidade de Conservação que tem ativa participação do município nesse processo inovador. Na Serrinha a equipe de pesquisadores estarão com suas ações voltadas para as atividades de prospecção das CAVERNAS lá existentes, sob comando do Dr. Profº Cesar Veríssimo.
O MUNICÍPIO DE PACUJÁ ENTRA NA ROTA DO TURISMO CIENTÍFICO E DO ECOTURISMO, LUZIDA COMITIVA DE PESQUISADORES DA UFC-UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E DA UECE-UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, CHEGARÃO NA CIDADE PRÓXIMO DIA 5 DE SETEMBRO.
agosto 30, 2021
0
No tocante a visita do Museu quem estará a frente será a Dra. Profª Marcélia Marques (Arqueóloga), que irá ajudar o município a se organizar melhor, no tocante a guarda das importantes peças lá existentes. Técnicos do IPHAN, estão trabalhando a CATALOGAÇÃO das peças, o município de Pacujá dá seu apoio, estando aberto a parcerias e negociações em prol desse Patrimônio Nacional sob sua guarda.
O ambientalista Jorge de Moura diz que esse momento é precioso para o Município de Pacujá que comprova sua responsabilidade com os acervos sob sua guarda, além do mais, é um momento positivo para o Prefeito Raimundo Filho porque a vinda desta equipe de profíssionais da Academia, é a demonstração cabal da visão administrativa do município que soube montar sua equipe pró Unidade de Conservação Estadual da Serrinha, que estão em sintonia com as Academias e com a SEMA-Secretaria Estadual do meio Ambiente.
Do ponto de vista político é positivo e do ponto de vista para as Ciências Arqueológicas, Paleontológicas e Ambientais é um salto de qualidade e, com isso ganha a população, a pasta da Cultura e do Turismo por ter um olhar mais técnico de profissionais qualificados e gabaritados para amboes setores.
O Município de Pacujá vive uma "revolução silenciosa", são muitas atividades voltadas para a geração de ocupação e renda, a conjugação desses esforços será a certeza do triunfo de Pacujá na área social, o setor do turismo irá alavancar o tão sonhado progresso material impactando diretamente no seio da sociedade. Destaca o jovem ambientalista Léo Carvalho, coordenador de turismo.
