“Paris e Seus Poetas Visionários”, nova obra do escritor e diplomata Márcio Catunda será lançada no dia 14

Blog do  Amaury Alencar
0

 

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza no próxima quarta-feira (14), às 18h, o lançamento virtual do livro “Paris e Seus Poetas Visionários”, de Márcio Catunda. O livro é fruto de uma pesquisa biográfica sobre 25 grandes poetas franceses do século XV até os contemporâneos. A obra abrange, portanto, três dimensões da criação literária: a biografia, a crônica e o ensaio crítico. O evento, que será transmitido pelo Youtube da BECE, contará com a participação especial de Marta Pinheiro, poetisa e produtora cultural que mediará a conversa com o autor.

“Regozijo-me de haver escrito, nessas peregrinações parisienses, a história de alguns heróis da arte da palavra, que nos legaram admiráveis exemplos de vida e maravilhosas obras”, escreve Márcio Catunda no epílogo de “Paris e Seus Poetas Visionários”. O autor mescla a história de cada poeta à crônica de suas viagens a Paris. Tais viagens tiveram o propósito de encontrar, fotografar e escrever a respeito das residências desses bardos franceses, formadores da cultura literária no mundo ocidental. O autor destaca, ainda, na literatura de cada poeta, o que cada um escreveu sobre Paris.

São os seguintes os poetas celebrados pela narrativa de Márcio: François Villlon, Pierre de Ronsard, André Chénier, Paul Valéry, Victor Hugo, Alfred de Musset, Gérard de Nerval, Théophile Gautier, Charles Baudelaire, Conde de Lautréamont, Verlaine, Rimbaud, Stéphane Mallarmé, Guillaume Apollinaire, André Breton, Paul Éluard, Louis Aragon, Max Jacob, Antonin Artaud, Jean Cocteau, Robert Desnos, Philippe Soupault, Francis Carco, Jacques Prévert e Philippe Delaveau.

Sobre o Autor

Márcio Catunda é cearense, natural de Fortaleza. Escritor, diplomata, compositor e folclorista. Com vasta produção literária, Márcio registra mais de 40 títulos publicados entre poesia, ensaio e romance. Em Fortaleza, presidiu o Clube dos Poetas Cearenses e participou de diversas entidades literárias no Brasil e no mundo. Atualmente é membro da Academia de Letras do Distrito Federal. Na carreira diplomática atuou em Lima, no Peru, e Genebra, na Suíça e foi cônsul adjunto da embaixada do Brasil na República Dominicana.

Serviço

Lançamento de Livro – “Paris e Seus Poetas Visionários”, de Márcio Catunda
Mediação: Marta Pinheiro
Dia 14 de julho, às 18h
Youtube da BECE

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)