DECON fiscaliza postos de combustíveis no Cariri

Blog do  Amaury Alencar
0

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), fiscalizou, nessa quarta (07/07) e quinta-feira (08/07), dez postos de combustíveis nos municípios de Barbalha, Crato, Horizonte, Itaitinga e Juazeiro do Norte. A ação faz parte da Operação Petróleo Real, que visa combater fraudes nestes estabelecimentos comerciais. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a Operação foi deflagrada em todos os estados brasileiros, com exceção do Maranhão, onde já há avançado processo de investigação no setor. 

Nas vistorias, os fiscais do DECON verificaram a qualidade do combustível, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor e outras infrações administrativas e criminais. No Ceará, dos dez postos vistoriados, três foram autuados e têm até dez dias para apresentarem sua defesa junto ao DECON. 

Confira a lista dos postos fiscalizados.

A Operação 

A Operação Petróleo Real segue o decreto nº 10.634 de 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o direito de os consumidores receberem informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis em território nacional. O decreto tem contribuições do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além do Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

Participaram das vistorias: Procons estaduais e municipais, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Receita Federal (RF), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiro Militar (CBM), Guardas Civis Municipais (GCMs) e Secretarias de Segurança Pública das Unidades Federativas (SSP’s). 

Vale lembrar que são de responsabilidade da ANP, INMETRO, Procons e DECONs o controle e fiscalização, cabendo às Polícias o trabalho de repressão de práticas abusivas e criminais, protegendo a economia e o direito dos consumidores.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)