Com Sputnik V, Limoeiro do Norte deve vacinar 100% da população adulta contra Covid-19

Blog do  Amaury Alencar
0
Dr. Cabeto, secretário de Saúde do Estado, comentou sobre o processo de imunização contra a Covid-19 em coletiva para anúncio da Unidade Móvel do Centro de Testagem para Viajantes do Aeroporto de Fortaleza (Foto: FABIO LIMA)
Dr. Cabeto, secretário de Saúde do Estado, comentou sobre o processo de imunização contra a Covid-19 em coletiva para anúncio da Unidade Móvel do Centro de Testagem para Viajantes do Aeroporto de Fortaleza (Foto: FABIO LIMA)

O município de Limoeiro do Norte, localizado na região do Jaguaribe, deve seguir o modelo de vacinação e monitoramento implantado em Guaramiranga. Após imunizar 100% dos adultos contra a Covid-19, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciou o monitoramento da eficácia da vacinação nesta terça-feira, 13, na cidade serrana. No caso de Limoeiro, serão utilizadas doses da vacina Sputnik V. As informações são do secretário da Saúde do Ceará, secretário da Saúde do Ceará, dr. Cabeto. 

O gestor frisou que é preciso ficar alerta para a efetividade da vacina e para o papel das mutações em vigência de vacinação mais ampla. "O município de Guaramiranga é símbolo disso. Outros municípios entrarão nesse mesmo modelo. Agora com a Sputnik, por exemplo, Limoeiro (do Norte) deve entrar nesse desenho. E isso é muito importante porque nós precisamos diariamente fazer análises críticas e epidemiológicas para que a gente possa, na vigência de qualquer modificação no quadro epidemiológico, mudar a estratégia", ressaltou. 

 O primeiro lote da vacina Sputnik V deve chegar esta semana. Na última sexta-feira, 9, o governador Camilo Santana (PT) disse que a expectativa era de que o primeiro lote do imunizante russo chegasse ao Ceará "nos próximos dias". Camilo já havia informado há duas semanas que a vacina chegaria ao Estado no começo deste mês, mas a entrega não aconteceu. Devem chegar 183 mil doses, quantidade aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação no Estado.

Em Guaramiranga, 4.735 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina. Sesa vai realizar uma avaliação da resposta imune de anticorpos neutralizantes, por meio de sorologia, e dá seguimento aos casos de RT-PCR (exames que atuam detectando o material genético do vírus) positivos. "Essa é a maneira mais acertada, mais eficiente. Usando ciência e capacidade de mudança de estratégia quando é necessário", acrescentou dr. Cabeto. 

Conforme estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Limoeiro do Norte tem 59.890 habitantes, incluindo pessoas com menos de 18 anos. O secretário não informou quantas doses do primeiro lote da Sputnik V serão destinados ao município. 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)