Consórcio Nordeste discute metodologia de aplicação da Sputnik V

Blog do  Amaury Alencar
0







                                                       Fonte Vladimir Gerdo/ Reuters  


 Secretários dos estados que compõem o Consórcio Nordeste devem se reunir nesta terça-feira (8), para definir a metodologia de aplicação da vacina Sputinik V na região, após autorização, com condicionantes, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última sexta-feira (4). A partir desta definição, existe um prazo de sete a dez dias para começar a aplicação do imunizante russo.

O titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, informou a imprensa do Ceará que o grupo deve se reunir às 17 horas para discutir a proposta do estudo de efetividade solicitado pela Anvisa.

“Uma vez definido esse estudo, nós temos a perspectiva entre sete a dez dias para começar a aplicar a vacina no Nordeste. O que nós vamos definir hoje é a metodologia. Se nós vamos aplicar em cidades específicas do início, pra depois expandir, haja vista que nós vamos ter no começo um 1 milhão de vacinas disponibilizadas”, comentou.

É provável que as primeiras doses da vacina russa sejam aplicadas em uma cidade de cada Estado, de modo a facilitar o monitoramento dos resultados e a exemplo de outros estudos já realizados previamente no Brasil com outros imunizantes.

A Anvisa autorizou a importação excepcional e temporária de doses da Sputnik V feita pelos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Um total de 183 mil doses da vacina russa Sputnik V poderão ser importadas para o Ceará.

A decisão vale apenas para lotes específicos de imunizantes e não configura autorização de uso emergencial contra a Covid-19. Segundo a Anvisa, poderão ser importadas inicialmente 928 mil doses da Sputnik V. Após o uso das doses autorizadas, a Agência vai analisar os dados de monitoramento para avaliar os próximos quantitativos a serem importados. No caso da Sputnik, o uso será restrito a 1% da população de cada um dos seis estados solicitantes.

Fonte: O Povo Online

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)