IV Encontro da Poesia no Gesso: oficinas, rodas de conversa, lançamento de livros e muito mais, em Crato

Blog do  Amaury Alencar
0

 




 

Entre os dias 02 e 05 de junho será realizada a IV Edição do Encontro da Poesia do Gesso. O evento surgiu nas rodas de poesia promovidas pelo Coletivo Camaradas desde 2013. A edição deste ano será de forma remota, devido à pandemia causada pela covid-19.

O Encontro de Poesia proporcionará momentos de trocas de vivências e conhecimentos. Para a coordenadora Luciana Bessa, “atua com a missão da democratização do livro e da leitura com vistas a possibilitar a ampliação da visão social de mundo e processos de organização popular. Além disso, defende que é preciso pensar e fazer arte com as camadas populares, pois é em contato com a arte literária que nos coletivizamos, nos humanizamos, nos sensibilizamos e nos tornamos sujeitos mais críticos e, portanto, mais atentos à realidade na qual estamos inseridos”.

Segundo Luciana, o Encontro deste ano tem como objetivo “congregar poetas, escritores, cordelistas, professores, estudantes de escolas públicas e, em especial, o Território do Gesso para lançamentos de livros, rodas de poesia, oficinas de caráter literário, conversas sobre a leitura e a literatura”.

Nesta perspectiva, as escolas que fazem parte do Território Criativo do Gesso (EEMTI Estado da Bahia, Colégio Municipal Pedro Felício, EEF Dom Quintino, EEIEF 18 de Maio e EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau) serão contempladas com nove ações de oficinas, três rodas de poesia, lançamento de três livretos, um livro de poemas em formato coletivo e uma mostra de videopoema, todos os eventos em dimensão virtual.

 

O Território Criativo do Gesso

O Encontro de Poesia faz parte do projeto Território Criativo do Gesso, contemplado pela premiação de Fomento à Cultura e Arte da Secretaria de Cultura do Ceará – Secult-CE, através da Lei Aldir Blanc (Nº 14.017), que destina ações emergenciais ao setor cultural.

O Território Criativo movimenta-se interna e externamente visando agregar conhecimento junto à conjuntura territorial da região, abrindo espaços para novos ambientes e debates. A partir do Território Criativo, diversos grupos discutem a importância sobre o direito à cidade, assim como um cenário democrático dentro da área urbana. Desta forma, o projeto busca reconhecer a relevância na transversalidade cultural e nos trabalhos artísticos, promovendo ações afirmativas para a cultura e a comunidade.

 

O Coletivo Camaradas

A organização do Coletivo Camaradas opera na frente de defesa de uma comunidade ativa e leitora. Fomenta a importância de ações que visam possibilitar a inserção da comunidade e público externo no Programa Território da Palavra, composto por seis eixos, são eles: Pontos de Leituras – Higinotecas, Roda de Poesia no Gesso, Poste Poesia, Núcleo de Narradores, Cine-Gesso e Sebo.

 

Confira a programação do evento:

 

02 de junho

 

9h Oficinas

Produção de Cordel – Hamurábi Batista (EEMTI Estado da Bahia);

 

Cultura Leitora – Alexandre Lucas (Voltada para professores da rede municipal e estadual de ensino);

 

14h Oficina

Poesia como fonte histórica – Marta Regina (Colégio Municipal Pedro Felício)

 

19h Live

Roda de poesia com lançamento de livros

 

03 de junho

 

9h Oficina

Fotografia para a escuta – Léo Salo (EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau)

 

14h Oficina

Como produzir e vender o próprio livro – Val Lima (Voltada para escritores)

 

16h Roda de conversa

A poesia no rádio e na TV

Convidados: Maciço de Baturité, Aldemar Moraes e Antônio Vicelmo.

 

19h Live

Roda de poesia com lançamento de livros

 

04 de junho

 

9h Oficinas

Escrita Criativa – Natália Pinheiro e Carlos Antonio (EEF Dom Quintino);

 

Poetas Nordestinas – Mayara de Lima, Naira Almino e Luciana Bessa (EEMTI Estado da Bahia);

 

Oficina de Rap – Dextape Emece (EEIEF 18 de Maio);

 

16h Roda de conversa

Experiências poéticas: das entidades literárias à rua

Convidados: Giordano Vale (Coletivo Camaradas), Josenir Lacerda (Academia dos Cordelistas do Crato), Lana Oliveira (Slam das Minas Kariri), Poeta Cassiano( Sociedade dos Poetas de Barbalha) e Thayná Batista (Revista Satírika).

 

19h Live

Roda de poesia com lançamento de livros

 

05 de junho

 

14h Live

Lançamento de livro coletivo

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)