Imposto de renda: a menos de um mês do fim do prazo, 42% dos contribuintes cearenses ainda não entregaram a declaração

Blog do  Amaury Alencar
0

 

Faltando menos de um mês para acabar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IR), 297.262 contribuintes cearenses ainda não enviaram o documento para a Receita Federal. Até esta quinta-feira (06), 417.400 documentos foram entregues. Ao todo, a Receita Federal espera receber 711 mil declarações em todo Ceará. Isso significa que 42% dos contribuintes ainda precisam enviar o documento.

Nessa quarta-feira (05), o presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto de lei que ampliava o prazo limite para entrega da declaração para julho. Com isso, quem ainda não enviou o documento tem até o final do mês para prestar contas com a Receita.

Neste ano há uma novidade: quem recebeu o auxílio emergencial e teve outros rendimentos tributáveis, no ano passado, em valor anual superior a R$ 22.847,76 também vai precisar declarar. Os trabalhadores que receberam complementação do governo por meio do programa de preservação de empregos (BEm), para redução de salário ou suspensão de contrato de trabalho, também devem declarar os rendimentos.

Já quem recebeu o auxílio emergencial em algum momento de 2020 sem que se enquadrassem nos critérios estabelecidos para receber o benefício deve devolver o dinheiro. Ao todo, cerca de 3 milhões de contribuintes, de um total de 68 milhões de brasileiros que receberam o benefício, terão que ressarcir os cofres públicos, segundo informações da Receita Federal. No Ceará, 88.546 contribuintes cearenses devem devolver o benefício recebido indevidamente.




Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)