Uece adere ao Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Aconteceu na tarde do dia 5 de abril evento virtual de adesão da Universidade Estadual do Ceará (Uece) ao Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará, conduzido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE). Estavam presentes o reitor da Uece, Prof. Hidelbrando Soares; o vice-reitor, Prof. Dárcio Teixeira; o chefe de gabinete da Reitoria, Prof. Altemar Muniz, além de pró-reitores, diretores de centro e assessores da UECE. Também estavam presentes o secretário da CGE, Aloísio Carvalho; o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos; o coordenador da coordenadoria de Controladoria, Marcelo Sousa; a orientadora da Célula de Harmonização e orientação, Michelle Borges, e auditores da Célula de Harmonização e Orientação.

O Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará consiste na integração de mecanismos de gestão, compreendendo o planejamento estratégico, o mapeamento e a padronização de processos, a gestão de riscos, os controles internos para a prevenção, a detecção e o saneamento de fragilidades, de ineficiências e de irregularidades, as ações anticorrupção, de prevenção e de combate a fraudes e responsabilização administrativa, a aplicação do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual, a transparência pública e a comunicação, a ouvidoria, a prestação de contas dos resultados e as estratégias de monitoramento.

“Estamos bem entusiasmados com a implementação do Programa de Integridade, porque isso reforça o compromisso do Governador Camilo Santana com uma gestão ética, transparente e íntegra, tendo a CGE papel fundamental no aperfeiçoamento dos controles internos dos órgãos e das entidades do Poder Executivo”, destacou o secretário da CGE, Aloísio Carvalho. O secretário pontuou ainda que o Programa de Integridade “será um diferencial na gestão da UECE, logrando bons resultados”.

Para o professor Hidelbrando Soares o “plano de integridade é um instrumento essencial para garantir o interesse público em todas as atividades de nossa universidade. O plano de integridade vem para evitar e corrigir fraudes, irregularidades e desvios de conduta, e a Reitoria da UECE tem todo o compromisso com os elevados padrões de gestão, ética e conduta, bem como a responsabilidade de desenvolver estratégias e ações para disseminar, no ambiente universitário, a cultura de integridade, tão importante para as instituições públicas hoje no Brasil. Esse movimento que iniciamos agora busca uma gestão fundamentada na melhoria contínua e no aperfeiçoamento dos processos, elevando a qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão desenvolvidos pela Universidade Estadual do Ceará.”

Após a adesão formal da UECE ao Programa de Integridade, será constituída comissão de integridade a qual será responsável pela gestão do programa. Um diagnóstico de integridade será aplicado na instituição, e seu resultado fundamentará a elaboração do plano de integridade, finalizando com o monitoramento contínuo das ações. Para o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professor Paolo Guiseppe Lima, a adesão da universidade ao programa vem somar esforços para tornar a gestão mais proba, eficiente e transparente.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)