Juazeiro do Norte recebe a 1ª Casa da Diversidade do interior do Ceará

Blog do  Amaury Alencar
0

 



                      

                       
                             Foto Divulgação 

Juazeiro do Norte recebe nesta sexta-feira (30), a 1ª Casa da Diversidade do interior do Ceará. Com intuito de tornar-se um local de assistência e apoio, o local será o primeiro da região totalmente dedicado a assistência da comunidade LGBTQIA+, que constantemente é alvo de violência e preconceito diante da sociedade.

Com suporte da Associação Beneficente Madre Maria Villac (ABEMAVI) e  Associação Caririense de Luta contra Aids, foi criada a Casa da Diversidade Cristiane Lima, localizada no bairro São Miguel. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, tendo como objetivo ofertar atendimento integral na promoção da educação, saúde, defesa de direitos, cultura, lazer e empregabilidade das pessoas LGBTQIA+ para a efetivação da cidadania, através de um ambiente acolhedor buscando se tornar um espaço de segurança e referência para a população LGBTQIA+ de Juazeiro do Norte.

De acordo com Ronildo Oliveira, representante da ABEMAVI e integrante da casa, este é um local de passagem, e não de acolhida. Segundo ele, serão diversos serviços, com salas de oferta de testagens rápidas para HIV, bem como outros serviços de saúde, ação social, campanhas, oficinas, grupos de integração e até mesmo cursos de idiomas e outros, para fins de capacitação.


“Infelizmente, o Estado do Ceará é o que mais apresenta, proporcionalmente, aumento de mortes violentas de pessoas transexuais e travestis no Brasil, que é o país que mais mata pessoas trans no mundo. Vivemos há anos um verdadeiro genocídio da nossa população trans e inúmeros crimes de ódio contra a população LGBTQIA+. Ainda é frequente a falta de oportunidade de trabalho, acesso a saúde, a educação e nos últimos anos temos enfrentado em todas as esferas do governo um verdadeiro retrocesso das políticas públicas para a população LGBTQIA+. Nos últimos meses, Juazeiro do Norte tem se destacado nas páginas policiais noticiando mortes violentas contra mulheres trans e travestis, e a Casa da Diversidade Cristiane Lima pretende ser este local de convivência e assistência para esta comunidade, que faltava na região”


Homenagem

Cristiane Lima foi uma mulher trans juazeirense, nascida em 30 de abril de 1962. Desde cedo assumiu sua orientação sexual, motivo pelo qual, durante longos anos viveu em diversos estados do Brasil por ainda, naquela época, não ser aceita onde vivia. Carnavalesca, conhecida como a Chica do Ralley, brilhava nos carnavais do Crajubar.

Ela assumia sua condição de ser portadora do HIV, para ser voz de muitos(as) que não tinham seu diagnóstico aberto. Foi da diretoria da ABEMAVI, conselheira do Conselho Municipal de Direitos LGBT de Juazeiro, uma importante ativista pelos direitos da população LGBTQIA+ e das pessoas vivendo com HIV/Aids. Faleceu em 17 de Julho de 2020, vítima da Covid-19.

Atendimento

Os atendimentos serão iniciados no próximo dia 09 de maio, de segunda a sexta feira no horário das 14:30 ás 18h, localizada à Rua do Cruzeiro 1623, esquina com Av. Carlos Cruz, no bairro São Miguel. Para manutenção da casa há uma vakinha online disponível, e ainda a disponibilização de um PIX:19.109.482/0001-40, para doações. Quem estiver interessado em ajudar ou contribuir com a iniciativa ainda poderá entrar em contato pelos telefones (88) 2131-3118, e (88) 98858-5006, para contato direto com a coordenadora do local, Brendha Wlazack.

                              ( badalo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)