Decisão sobre lockdown no Ceará é adiada e será tomada próximo domingo

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Reunião que decidiu sobre medidas de combate à Covid-19 no Ceará (Foto: reprodução/facebook camilo santana)
Reunião que decidiu sobre medidas de combate à Covid-19 no Ceará (Foto: reprodução/facebook camilo santana)

O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta quinta-feira, 1º de abril (01/04), o adiamento da decisão sobre a prorrogação do lockdown ou o início da abertura no Ceará. Ele havia, na semana passado, sinalizado possibilidade de iniciar a reabertura a partir de segunda-feira, 5 de abril, mas condicionada à continuidade da melhora dos indicadores. Ele disse que os números seguem tendência de estabilização, mas a situação segue grave, principalmente pelo número de internações, e os dados serão avaliados até domingo. 

A decisão de adiar decisão foi tomada mais cedo, em reunião do comitê científico. O grupo deve realizar nova reunião ao final do domingo, 4, e anunciar se o isolamento rígido continua ou se o Estado inicia processo de reabertura gradual. A determinação a ser anunciada já começará a valer na segunda-feira, 4, conforme o governador.

"Nossa decisão foi adiar a reunião para domingo para avaliar os números de quinta-feira, sexta-feira e sábado. Vamos avaliar os números nos próximos dias para tomar uma decisão com muita responsabilidade, com muita segurança e para que não haja retrocesso no Ceará", explicou Camilo em transmissão nas redes sociais.


Segundo ele, os números seguem em uma tendência de estabilização, já com a queda no numero de casos. "Mas ainda estamos em um momento delicado porque ainda há uma pressão enorme no sistema de saúde. Pela demanda de casos de Covid-19 por internamento", detalhou.

 

Histórico 

Na última sexta-feira, 26 de março, o lockdown havia sido prorrogado por mais uma semana, até domingo, 4 de abril,  em decisão tomada na reunião do comitê científico.

O lockdown foi decretado em Fortaleza em 3 de março e entrou em vigor em 5 de março. Seria pelo período de 14 dias, incialmente até 18 de março.

Em 11 de março, o lockdown foi estendido para todos os municípios do Ceará, a partir de 13 de março, indo até o dia 21 em todo o Ceará, inclusive em Fortaleza. Foi a primeira vez que todo o Ceará ficou simultaneamente no chamado isolamento social rígido.

Em 19 de março, o lockdown foi prorrogado até 28 de março, próximo domingo.

Em Fortaleza, os 24 dias de lockdown até este domingo já igualou o período de isolamento mais estrito de 2020, ocorrido em maio do ano passado: 24 dias.

          o Povo 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)